Palavras-chave: corpo, espaço, percepção, interação, sensorial, lúdico, imagem e objeto.
A proposta de trabalhar com a idéia de descoberta orientada é a possibilidade de desenvolver uma interação entre essas duas diferentes linguagens: Artes Visuais e Dança. O ponto de partida é estabelecer uma relação corporal e visual, de abordagem lúdica, a partir de recursos como imagens, sons e objetos, potencializando a expressão criativa da criança. Instigar um olhar investigador na procura e descoberta de coisas novas a partir de uma relação sensorial (os sentidos do corpo), ou seja, como a forma, a cor, o som, o cheiro podem se relacionar com o próprio corpo da criança na busca de sentido e significado com seu entorno. Pensamos numa proposta envolvendo o corpo como potencialidade na criação visual, ou seja, mostrar diferentes formas de conhecer e descobrir coisas socializando-se e despertando o olhar na criação de significados. Dessa forma a nossa estrutura de aula divide-se em três momentos: perceber, descobrir e criar.
Estrutura de Aula
Início
-Preparação da aula: organização da atividade e materiais na sala.
Duração: 20 min.
1° Momento
-Recepção: organização, acolhimento do grupo e dinâmica interativa (jogo, brincadeira, música etc.).
Objetivo: Exercício de concentração, apresentação e reconhecimento do espaço para introdução do trabalho.
Duração: 45 min.
2° Momento
-Apresentar imagens, sons e objetos (Ainda serão definidos, mas a idéia é trabalhar com reprodução de obras e objetos do dia-a-dia.) propondo situação de interação desses com o corpo. Por exemplo: como eu posso usar isso no meu corpo? Que cheiro pode ter? É macio, é pesado? Qual a sensação do som, da cor? Como você mexeria seu corpo? Rápido, devagar? Você consegue fazer essa forma, essa pose com seu corpo?
Duração: 30 min.
Intervalo: 20 minutos
3° Momento
-Criação a partir de materiais (previamente selecionados de acordo com a proposta) distribuídos e organizados no espaço, seguindo uma orientação pensada na relação entre as duas linguagens. (Essa parte ainda será melhor elaborada, pois depende da disponibilidade de espaço e material.).
-Relaxamento, conversa com as crianças sobre como foi à atividade: o que eles mais gostaram, o que menos gostaram e, talvez, o que eles gostariam de fazer no próximo encontro, ou pedir para eles trazerem um objeto, ou imagem de revistas, ou fotos, etc.
Duração: 45 min
Finalização
-Avaliação diária pelos educadores, conversa sobre os pontos positivos e negativos da atividade e o que foi assimilado pelo grupo.
-Organização da sala.
Duração: 20 min.
Observação: o tempo determinado em cada atividade foi hipoteticamente pensado de acordo com a faixa etária, mas é flexível a mudanças.
Desdobramentos: A princípio essa proposta foi pensada para uma faixa etária menor pela possibilidade lúdica de abordagem, mas é possível desenvolvê-la com grupos maiores adequando o conteúdo e o nível de complexidade e desenvolvimento, como por exemplo, trabalhar a partir dessas questões que envolvem corpo, espaço e percepção dentro de uma abordagem mais conceitual desenvolvendo, por exemplo, uma performance artística.
Avaliações
Há 15 anos