Aulas_ 17,18 e 19
Terça- turma 9 e 10 anos.
Proposta: Continuar trabalhando com situações cotidianas, agora com materiais de uso diário (sucatas).
-Dinâmica do nome- concentração.
-Alongamento.
- No chão de olhos vendados, através do tato, perceber as sucatas. Em seguida pedir para interagirem com os objetos, criando movimentos.
- Com os olhos abertos, reelaborar os movimentos.
- Conversa sobre a proposta.
Impressão:
A turma esteve bastante concentrada, provavelmente por estarem com os olhos vendados. Com facilidade iniciaram movimentos usando os objetos, e na maioria foram gestos feitos no dia a dia, como era a intenção.
Pela primeira vez, mostraram suas criações para os outros sem dificuldades e até sugeriram uns para os outros diferentes maneiras de realizar os movimentos.
Acreditamos, que usar materiais que conhecem ( latas, potes de iogurte, garrafas, etc), facilitou o entendimento da proposta, os deixando mais soltos para criar movimentos corporais.
Quarta- turma 7 e 8 anos.
Iniciamos com a turma dos arte- educadores Danilo e Felipe, trabalhando com a ciranda “ Minha Jangada”. Isso para que estivessem juntos e se concentrassem para a ida ao teatro.
Assistimos à peça “A Bela e a Fera” do grupo Mamolengos.
As crianças gostaram da peça e comentaram que gostariam de voltar mais vezes.
Quinta- turma 11 e 12 anos.
- Iniciamos a aula conversando sobre o que foi feio no último encontro.
- Alongamento.
- Dinâmica da aquecimento com bastões deslocando-se pela sala, interagir com o colega criando tramas e espaços com os bastões.
- Atividade de aquecimento para a proposta: Andar pela sala desenvolvendo gestos a partir de comandos que representassem cenas e ações do cotidiano.
-Proposta1: introduçaõ a idéia de ação. Cada aluno iria iniciar uma ação que reprsentasse uma situação de um lugar comum reconhecível, em seguido os demais alunos tinham que entrar nesse espaço/lugar e completar a cena com uma ação possível de ser realizada nesse ambiente.
- Em seguida foi dstribuído diferentes reproduções de obras de arte e em grupo eles criaram uma ação que fosse possível de acontecer dentro da cena da imagem que eles escolheram e em seguida apresentaram para os demais.
- Proposta 2: A partir das ações que eles criaram em grupo relacionadas as reproduções das obras selecionadas cada grupo teve que representar plásticamente o ambiente/lugar em que se passava a cena/ ação que eles representaram.
- Finalização da aula: conversa sobre o desenvolvimento da proposta.
Impressões: os alunos reeberam e interagiram muito bem com as dinamicas de movimento com os bastões, já na parte da representação corporal de uma ação ou cena eles ficaram um pouco travados. Pareceu necessário trabalhar um pouco mais a parte de expressão corporal como proposta de interação. Na elaboração/construção do espaço da cena representada, eles conseguiram interagir bem com os materiais plásticos dispostos com prórpio espaço da sala para criação, porém ainda falta trabalhar com os conceitos de espaço, organização e percepção dos elementos visuais.
20/03 Sexta-feira
- Reunião EMIA.
Avaliações
Há 15 anos