quarta-feira, 1 de julho de 2009

23/06 e 30/06 terça-feira

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR (Cont.)

23/06 terça-feira
Turma 9-10 anos

- Nessa aula continuamos a desenvolver os movimentos que sugeriam as brincadeiras nos brinquedos do parque desenvolvendo uma sequência coreográfica, como se fosse uma brincadeira.
- A maquete terá continuidade na próxima aula.

30/06 terça-feira
Turma 9-10 anos

- Demos continuidade à construção da maquete, finalizando os brinquedos do parque que eles escolheram para representar.
- Em seguida continuamos a ensaiar a coreografia desenvolvida a partir de brincadeiras, simulando no espaço da sala os espaços e brinquedos do parque.

18/06 quinta-feira

IMPROVISANDO COM SONS, IMAGENS E PALAVRAS

Turma 11-12 anos

- Continuamos a trabalhar com a idéia de representação e improviso.
- A partir de palavras eles tinham que criar improvisando desde frases até gestos, poses e movimentos.
- Em seguida, também, apresentamos uma história narrada em áudio em que eram apresentamos diferentes sons do lugar insinuando situações, depois observamos uma fotografia que ilustrava a história.
- Com isso mostramos diferentes sons musicais e conversamos sobre o que cada um sugeria.
- Propomos que em grupo eles, a partir dos sons e palavras usados em sala, improvisassem uma forma de representação apresentando para os demais colegas.

09/06 e 16/06 terça-feira

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR (Cont.)

09/06
Turma 9-10 anos

- Com a chegada de alguns alunos novos, retomamos algumas dinâmicas de interação para a turma se aproximar e ficar à vontade com as propostas.- Conversamos sobre as aulas passadas relembrando o que tinha no parquinho e sobre os desenhos de observação já realizados nesse espaço.- Começamos a pensar em outras maneiras possíveis de representar esse espaço além do desenho e decidimos iniciar a construção de uma maquete do próprio parque, pensando no espaço, nas suas formas e cores para decidirmos os materiais que iríamos utilizar, como por exemplo, sucatas.- Em um segundo momento exploramos no parque diferentes maneiras de usar os brinquedos, de forma mais lenta, em posições diferentes das usuais.

Obs.: Questões que passaram a surgir com a entrada de novos alunos foram: como continuar na proposta e acolher o novo aluno?! Será necessário retomar algumas fases?! O ritmo e andamento da turma será outro?! Enfim... Como estamos em processo de divulgação, muitas questões ainda serão refletidas!

16/06
Turma 9-10 anos

- Dando continuidade à aula anterior, iniciamos a construção da maquete do parque, conversando sobre os possíveis materiais que poderíamos usar, como por exemplo, sucatas e diferentes materiais recicláveis. Começamos, também, a desenvolver movimentos que representassem a maneira como brincamos nos brinquedos do parque, a idéia é que esses movimentos possam virar uma coreografia.

Obs.: As alunas novas estão interagindo muito bem com o grupo.

04/06 quinta-feira

LER IMAGENS, IMPROVISANDO ARTE

Turma 11-12 anos

- Nesta aula trabalhamos com a idéia de improviso a partir de um tema : a cultura nordestina, que surgiu a partir de uma leitura de uma fotografia da artista Vânia Toledo.
-Apresentamos alguns elementos dessa cultura como as músicas, as cantigas, a literatura de cordel e o repente criando relações com suas próprias origens.
- Os alunos a partir dessas referências construíram de forma improvisada uma apresentação que resultou na criação de um repente sobre o nordeste.

" O nordeste é legal
o nordeste é bonito
o nordeste é o tal
e também o favorito

Minha avó e meu avô
Vieram lá da Bahia
Prá contagiar o povo
Com essa história tão bonita "

Alunos: Carolina, Lilian, Matheus e Priscila.