segunda-feira, 30 de março de 2009

Semana de 31/03 a 03/04

Terça-feira
Turma 9 e 10 anos

- Continuação da aula anterior: desenvolver os movimentos com objetos do cotidiano, criando rítmo, seqüência.
- Término do trabalho plástico com papel alumínio dos gestos congelados.

Impressões: Trabalhar om objetos que fazem parte do nosso cotidiano para ter sido uma dscoberta para essa faixa etária, porém ainda falta adequarmos essa abordagem, é um grupo que parece ter muito interesse pela experimentação dos materiais plásticos, mas o lúdico ainda se faz bastante presente.


Quarta-feira
Turma 7 e 8 anos

-Nessa aula a proposta foi desenvolver movimentos explorando a gestualidade do corpo a partir de objetos do universo lúdico como por exemplo a bexiga.
- Foi explorado o peso do material, sua textura, cor, tamanho e espacialidade.

Impressões: Nessa aula foi possível perceber o quanto a prática para essa faixa etária está muito relacionada ao universo do lúdico, então começamos a pensar quais as possíilidades de nos apropriarmos desses objetos e brincadeiras tão recorrentes do universo deles como ferramenta e estímulo para o desenvolvimento de nossas propostas.


Quinta-feira
Turma 11 e 12 anos

- Continuação do exercício em grupo dos movimentos criando uma trama a partir dos espaços preenchidos pelo corpo.
- A partir desse exercício foi proposto ao grupo a criação de uma trama a partir do uso de retalhos, o que deu início a construção de uma rede, que terá continuidade nas próximas aulas.

Impressões: O grupo interage bem aos estímulos propostos, porém com falta materiais adequados para que possamos propor uma aula que eles percebam de forma mais clara a interação entre as linguagens. É uma faixa etária que já se interessa por resultados mais específicos.


Sexta-feira
Reunião

-Retomada da pauta da semana passada com a presença da coordenação.

Semana de 24 a 27 de Março

Aulas 24, 25 e 26

Terça- feira
Turma 9 e 10 anos

- Alongamento.
- Conversa sobre o que foi feito no último encontro.
- Retomamos o trabalho das poses congeladas e moldadas em papel alumínio.
- Apresentação por meio de imagens de obras de artistas que dialogam com as propostas que temos desenvolvido com essa turma: apropriação de objetos do cotidiano, e representação do corpo e expressão corporal
- Os artista foram: Edgar Degas, Alexander Calder, Vik Muniz e Jum Nakao e imagens de companhias de dança, envolvendo o clássico, popular e folclórico.
-Finalizamos com uma conversa em roda sobre a aula.

Impressões:
Os alunos interagiram bastante na continuação da montagem do trabalho, demonstrando maior concentração e atenção no que estavam fazendo. Gostaram muito de conhecer as obras dos artistas, principalente por relacionarem com o que estavam fazendo e perceberem as diferentes possibilidades que se tem para criar.


Quinta-feira
Turma 11 e 12 anos

-Relembrar aula anterior.
- Alongamento.
- Dinâmica de aquecimentos com os bastões, explorando a espacialidade da sala.
- Explorar as diferentes maneiras de interagir com o bastão, o corpo e o espaço, em seguida começar a interagir em dupla, em seguida em grupo.
- Começar a desenvolver esse exercício sem os bastões aprofundando os movimentos e os espaços criados pelos corpos interagindo por sobreposições, criando tramas, deslocar essa trama pelo espaço da sala.
- Em seguida foi proposto que se apropriassem dos materiais despostos, papel celofane, e construuissem também por sobreposições uma trama em que um aluno iniciaria e os demais, um de cada vez, dar continuidade na construção da trama, percebendo os espaços a serem completados.
- Finalizamos a aula apresentado o que foi feito para a turma dos demais arte educadores e também conhecemos os trabalhos que eles tinham desenvolvido.

Impressões:
Os alunos demonstraram bastante concentração no desenvolvimento das propostas. Foi possível aprofundar alguns conceitos como espacialidade, constução, composição, tempo, intensidade e rítimo. A troca de informações entre as turmas para finalizar a aula foi muito bom, pois permitiu que eles demonstrassem o que tinha sido apreendido e também conhecessem outras produções.
-

27/03
Sexta-feira


Reunião / Pauta:
- Lista de mareriais
- Armazenamento dos trabalhos
- Desistência de alunos
- Estratégias para divulgação
- Horários de aula
- Reservar uma sexta-feira do mês para as propostas pedagógicas
- Proposta para Aniversário do CEU