Relembramos os movimentos escolhidos nas aulas anteriores, a partir de brincadeiras e iniciamos a nossa coreografia.
As alunas sugeriram algumas sequências e maneiras de realizar esses movimentos e para dar uma direção às próximas aulas estruturamos uma primeira parte.
Fomos também à biblioteca e assitimos alguns vídeos de dança que tinham como inspiração brincadeiras infantis.
Nossa coreografia está bem interessante e os alunos aparentemente estão gostando!
30/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos
Para atraí-los de uma maneira diferente, fizemos uma " Viagem fantástica!"
Fomos todos juntos, de barco para uma ilha distante. Lá, construímos nossa cabana,exploramos a ilha e com ajuda de um mapa e dos guardiões nossa aventura aconteceu!
A atividade aconteceu na sala a partir de objetos lúdicos,como tecidos, instrumentos, sucatas etc. A proposta era que esses espaços fossem lugares os quais percorremos na viagem pela ilha. Em seguida construímos essa viagem por meio do desenho.
24/09 quinta-feira
Turma 11/12 anos
Início da segunda parte da aula anterior: realização dos registros dos espaços e ações a partir da fotografia. Em seguida conversamos sobre as fotografias que realizaram, visualizando-as no computador do equipamento. Na próxima aula terá início um processo de estudo e assimilação dessas ações encontradas nesses espaços para criação de uma possível sequência, que será proposto a partir dela uma intervenção nos espaços do CEU.

Fotografias tiradas pelos alunos das ações encontradas no espaço do CEU e nas ruas do bairro
23/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos
Exercício corporal a partir da brincadeira estátua usando comandos sonoros e objetos que serviram de figurino na construção da pose a ser congelada. Exercício de construção tridimensional usando canudos de papelão, trabalhando concentração, a idéia de equilíbrio e formas. Para encerramento da aula brincamos de contar histórias.




22/09 terça-feira
Turma 9/10 anos
Elaboração e seleção dos movimentos retirados das brincadeiras para criação da coreografia e continuação da construção do boneco a partir de sucatas e outros materiais.
17/09 quinta-feira
Turma 11/12 anos
Iniciamos um trabalho de percepção dos diferentes espaços no equipamento/CEU e as ações que as pessoas realizam nesses espaços. Conversamos sobre o entendimento de espaço, lugar, ação, intervenção. Os alunos observaram essas ações diretamente no local e registraram por meio da escrita. Em seguida assistimos vídeos de algumas intervenções em espaços públicos, como a cidade e de outras paisagens também. Para finalizar a aula os alunos leram os registros/textos evidenciando como cada um observou de maneira muito distinta esses espaços e ações. Na próxima aula esse registro acontecera por meio da fotografia.
16/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos
Brincadeira de aquecimento duro/mole com comandos a partir de cores. Leitura de imagem a partir de uma pintura (São Paulo 1924, Tarsila do Amaral), estimulando a percepção das formas (geométricas) e das cores das figuras e do próprio tema (paisagem/cidade). Em seguida construir os elementos daquela paisagem usando as peças do monta-monta (brinquedo), depois de construir suas “esculturinhas” eles desenharam observando o formato das peças e suas cores.
15/09 terça-feira
Turma 9/10 anos
Desenvolvimento da percepção dos movimentos usados nas diferentes brincadeiras. Retomada da construção do boneco.
12/09 sábado
Saída para divulgação do PIÁ nas aulas de reposição na EMEF do CEU, divulgando também o domingo na praça.
10/09 quinta- feira
Turma 11/12 anos
Termino das mãos em argila e exercício corporal pensando o corpo como instrumento, sendo as mãos ferramentas na exploração e descobertas de movimentos e sons iniciando também uma interação com o espaço.
08/09 terça-feira
Turma 9/10 anos
Retomada da aula anterior e início da construção de bonecos com poses das brincadeiras realizadas.
03/09 quinta-feira
Turma 11/12 anos
Exercício com bola para aquecimento percebendo peso, material e textura com as mãos. Na atividade plástica eles trabalharam em duplas abrindo placas de argila e moldando a mão do colega.
02/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos
Exercícios de percepção corporal e espacial a partir de brincadeiras usando bola, figurinos e corda. Na atividade plástica a proposta foi aprender as cores experimentando várias misturas no próprio papel e observar as cores que se formavam na passagem das diferentes camadas de tinta.
01/09 terça-feira
Turma 9/10 anos
Exercícios de consciência corporal, observação dos trabalhos em argila e compreensão das partes do corpo, o como elas se sustentam.