sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

semana 17 à 20 de fevereiro

terça- feira( 17/02) turma: 9 e 10 anos

- Dinâmica de interação- Palma e flecha ( falando seu próprio nome, depois o nome do outro)
- Alongamento
- Aquecimento corporal, andando pelo espaço
- Estimulação de consciência corporal a partir de massagens com uma bolinha/ Individual e depois em duplas.
- Com mais rapidez, um estimula movimentos no outro, a partir do toque com a bola.
- A partir da escolha de três movimentos desses criados com a bolinha, em duplas criaram desenhos usando poses.
- Com o grupo todo, os desenhos foram observados e todos reproduziram no corpo as poses do desenho.
- Conversa final.

Impressão: São alunos bastante interessados em realizar as atividades; gostam bastante de se movimentarem, principalmente nas atividades rápidas e agitadas.Por conta dessa " energia" acabam sendo em alguns momentos dispersos.
Será necesário trabalhos de concentração para as próximas aulas.

quarta-feira( 18/o2)- turma 7 e 8 anos

-dinâmica de interação- passa a bolinha e fala seu nome/passa a bolinha e fala o nome do outro.
-Descobrir a bolinha no corpo do outro-Em duplas, um guia o outro pelo espaço usando a bolinha.
-Sem o objeto, ainda em duplas, um se "faz de bolinha" no outro.
- A partir de imagens, em grupos levantar sensações que são passadas.
- Com papel celofane, um desenha o contorno do outro.
- Relaxamento
-Conversa final.
Impressão: Turma muito participativa, bastante sensíveis e comunicativos. Gostam bastante de expressar suas opiniões e sensações. A bolinha e o papel celofane funcionaram muito bem como estímulo lúdico para a criatividade.

quinta-feira ( 19/02)- turma 11 e 12 anos

- Alongamento
- Palma/Flecha- falando nome depois sem falar nada.
-Massagem individual com as bolinhas.
-Em duplas, um passa a bolinha no outro estimulando movimentações.
- Sem a bolinha, buscar o contato corporal nos níveis alto, médio e baixo.

- Através de um varal de celofanes, um observa a pose do outro e desenha no próprio papel.

P.S: Essa aula estava fluindo muito bem, porém a concentração dos alunos foi influenciada pelo excesso de " barulho" vindo do espaço ao lado ( festa de carnaval). Um aluno inclusive reclamou de dor de cabeça por conta do barulho.

Impressão: São bastante interessados, porém são bastante tímidos para conversar e mesmo com o corpo. Será necessário bastante trabalho de consciência corporal e dinâmicas interativas entre o grupo.

20/02- sexta-feira

Reunião entre arte- educadores e coordenador

- Conversa sobre continuação da divulgação, principalmente nas faixas etárias de 11 à 14 anos.
- Sugestões por parte dos arte-educadores em realizar " ações nas escolas".
- Coordenador se mostrou interessado, porém será necessário primeiro um contato com os responsáveis dessas escolas.
- Verificação da carga horária de cada arte-educador