Projeto de Iniciação Artística – CEU Quinta do Sol
Arte educadoras: Adriana Amaral e Bruna Rodella Soares
16/10/2008 Convocação de arte- educadores para escolha do Céu e carga horária.
Escolha: Céu Quinta do Sol
06/11/2008 - 1º Encontro de arte- educadores e organizadores do projeto (Márcia diretora da EMIA, Celso e Edimara- projetos especiais- Secretaria da Educação).
- Elaboração do planejamento a partir das duplas de cada unidade.
07/11/08 - Vivência na EMIA- Arte- educadores, coordenadores e professores da EMIA.
- Integração da Equipe a partir de dinâmicas de grupo
- Apresentação da proposta da EMIA
13/11/2008 - Assinatura de nota de empenho e criação dos blogs.
14/11/2008 - Encontro de arte- educadores e gestores dos Céus.
- Apresentação do funcionamento do Céu Quinta do Sol (disponibilidade de salas, horários e perfil dos usuários).
18/11/2008 - 1º Dia de trabalho no Céu Quinta do Sol
- Apresentação do espaço e funcionários pelo coordenador de projetos culturais internos (Eduardo Aritana)
- Organização das fichas de inscrições dos alunos, a partir dos critérios de faixa etária e horário disponível.
19/11/2008 - Planejamento com coordenador da primeira semana de Oficinas: Reunião com os pais/responsáveis- explicação sobre o projeto.
- Elaboração das aulas da primeira semana.
25/11/08
9 às 12hs ( Bruna e Adriana)
(terça-feira) 1ª Turma:
- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores, explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.
13 às 16hs ( Bruna)
Em virtude da pouca quantidade de alunos para o período da tarde, junto com o coordenador Aritana pensou-se em estratégias de divulgação do projeto, sendo essa a possibilidade de “ Aulas Abertas”, para chamar público.
- Elaboração e afixação de cartazes, indicando dias, horários e faixas etárias dessas “aulas abertas”.
26/11/08
(quarta-feira) 2ª Turma: 9 às 12hs ( bruna e Adriana)
- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores,
explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.
- Aplicação da Aula:
- Dinâmica de apresentação do grupo (“nome e gesto/movimento”)
- Exercício para percepção do espaço a partir da expressão corporal (troca de olhares, observação do movimento do outro, criação de diferentes maneiras de andar)
- Formação de duplas, dando continuidade ao exercício anterior.
- As duplas em um segundo momento deram continuidade à expressão corporal e percepção do espaço em um exercício de registrar/gravar o próprio corpo, movimento e gesto no papel, utilizando lápis e giz de cera. As duplas se revezavam entre a pessoa que fazia o gesto e o que registrava a ação no papel a partir do contorno do corpo, criando uma sobreposição de formas.
- Finalização da aula: Relaxamento e conversa sobre o dia.
13 às 16hs ( Bruna)
- Continuação da estratégia de divulgação do projeto: elaboração de panfletos, indicando dias, horários e faixas etárias para as “ aulas abertas”.
27/11/08
(quinta-feira) 3ª Turma: 9 às 12hs ( Bruna e Adriana)
- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores, explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.
- Aplicação da Aula (Vivência entre os alunos e os pais que se dispuseram a participar).
- Dinâmica de apresentação do grupo (“nome e gesto/movimento”)
- Exercício para percepção do espaço a partir da expressão corporal (troca de olhares, observação do movimento do outro, criação de diferentes maneiras de andar).
- Formação de duplas entre pais e filhos.
- As duplas em um segundo momento deram continuidade à expressão corporal e percepção do espaço em um exercício de registrar/gravar o próprio corpo, movimento e gesto no papel, utilizando lápis e giz de cera. As duplas se revezavam entre a pessoa que fazia o gesto e o que registrava a ação no papel a partir do contorno do corpo, criando uma sobreposição de formas.
- Em seguida os pais desenharam os filhos que “posavam” e num segundo momento os filhos desenharam os pais. (Um exercício de desenho de observação).
- Finalização da Aula: Massagem, ainda nas duplas e conversa sobre o dia.
13 às 16hs ( Bruna)
- Continuação da estratégia de divulgação do projeto: elaboração de panfletos, indicando dias, horários e faixas etárias para as “ aulas abertas”.
28/11/2008- sexta -feira 9 às 12hs e 13 às 16hs
- Relatório e parecer sobre o resultado da semana.
Materiais e recursos utilizados durante a semana: Aparelho de som, CDs, papel Kraft, giz de cera e lápis de desenho.
Impressão sobre as aulas:
A princípio tanto os pais como os alunos se mostraram muito interessados e disponíveis à participação do projeto. Demonstraram bastante expectativa na continuidade das aulas.
Em relação a essa primeira proposta de aula, que a princípio tinha um caráter de sensibilização do grupo, mostrou uma qualidade que superou as nossas expectativas, sendo um estímulo para explorar o conteúdo interdisciplinar das duas linguagens, artes visuais e dança.
28/11/2008
(Sexta-feira) 9 às 12hs ( Bruna e Adriana) 13 às 16hs ( Bruna)
- Relatório e parecer sobre o resultado da semana.
Avaliações
Há 15 anos