domingo, 7 de dezembro de 2008

RELATÓRIO OUTUBRO/NOVEMBRO

Projeto de Iniciação Artística – CEU Quinta do Sol
Arte educadoras: Adriana Amaral e Bruna Rodella Soares


16/10/2008 Convocação de arte- educadores para escolha do Céu e carga horária.
Escolha: Céu Quinta do Sol

06/11/2008 - 1º Encontro de arte- educadores e organizadores do projeto (Márcia diretora da EMIA, Celso e Edimara- projetos especiais- Secretaria da Educação).
- Elaboração do planejamento a partir das duplas de cada unidade.

07/11/08 - Vivência na EMIA- Arte- educadores, coordenadores e professores da EMIA.
- Integração da Equipe a partir de dinâmicas de grupo
- Apresentação da proposta da EMIA

13/11/2008 - Assinatura de nota de empenho e criação dos blogs.

14/11/2008 - Encontro de arte- educadores e gestores dos Céus.
- Apresentação do funcionamento do Céu Quinta do Sol (disponibilidade de salas, horários e perfil dos usuários).

18/11/2008 - 1º Dia de trabalho no Céu Quinta do Sol
- Apresentação do espaço e funcionários pelo coordenador de projetos culturais internos (Eduardo Aritana)
- Organização das fichas de inscrições dos alunos, a partir dos critérios de faixa etária e horário disponível.

19/11/2008 - Planejamento com coordenador da primeira semana de Oficinas: Reunião com os pais/responsáveis- explicação sobre o projeto.
- Elaboração das aulas da primeira semana.

25/11/08
9 às 12hs ( Bruna e Adriana)
(terça-feira) 1ª Turma:
- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores, explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.

13 às 16hs ( Bruna)

Em virtude da pouca quantidade de alunos para o período da tarde, junto com o coordenador Aritana pensou-se em estratégias de divulgação do projeto, sendo essa a possibilidade de “ Aulas Abertas”, para chamar público.
- Elaboração e afixação de cartazes, indicando dias, horários e faixas etárias dessas “aulas abertas”.



26/11/08
(quarta-feira) 2ª Turma: 9 às 12hs ( bruna e Adriana)
- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores,
explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.
- Aplicação da Aula:
- Dinâmica de apresentação do grupo (“nome e gesto/movimento”)
- Exercício para percepção do espaço a partir da expressão corporal (troca de olhares, observação do movimento do outro, criação de diferentes maneiras de andar)
- Formação de duplas, dando continuidade ao exercício anterior.
- As duplas em um segundo momento deram continuidade à expressão corporal e percepção do espaço em um exercício de registrar/gravar o próprio corpo, movimento e gesto no papel, utilizando lápis e giz de cera. As duplas se revezavam entre a pessoa que fazia o gesto e o que registrava a ação no papel a partir do contorno do corpo, criando uma sobreposição de formas.
- Finalização da aula: Relaxamento e conversa sobre o dia.

13 às 16hs ( Bruna)
- Continuação da estratégia de divulgação do projeto: elaboração de panfletos, indicando dias, horários e faixas etárias para as “ aulas abertas”.

27/11/08
(quinta-feira) 3ª Turma: 9 às 12hs ( Bruna e Adriana)

- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores, explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.
- Aplicação da Aula (Vivência entre os alunos e os pais que se dispuseram a participar).
- Dinâmica de apresentação do grupo (“nome e gesto/movimento”)
- Exercício para percepção do espaço a partir da expressão corporal (troca de olhares, observação do movimento do outro, criação de diferentes maneiras de andar).
- Formação de duplas entre pais e filhos.
- As duplas em um segundo momento deram continuidade à expressão corporal e percepção do espaço em um exercício de registrar/gravar o próprio corpo, movimento e gesto no papel, utilizando lápis e giz de cera. As duplas se revezavam entre a pessoa que fazia o gesto e o que registrava a ação no papel a partir do contorno do corpo, criando uma sobreposição de formas.
- Em seguida os pais desenharam os filhos que “posavam” e num segundo momento os filhos desenharam os pais. (Um exercício de desenho de observação).
- Finalização da Aula: Massagem, ainda nas duplas e conversa sobre o dia.

13 às 16hs ( Bruna)

- Continuação da estratégia de divulgação do projeto: elaboração de panfletos, indicando dias, horários e faixas etárias para as “ aulas abertas”.


28/11/2008- sexta -feira 9 às 12hs e 13 às 16hs

- Relatório e parecer sobre o resultado da semana.

Materiais e recursos utilizados durante a semana: Aparelho de som, CDs, papel Kraft, giz de cera e lápis de desenho.

Impressão sobre as aulas:
A princípio tanto os pais como os alunos se mostraram muito interessados e disponíveis à participação do projeto. Demonstraram bastante expectativa na continuidade das aulas.
Em relação a essa primeira proposta de aula, que a princípio tinha um caráter de sensibilização do grupo, mostrou uma qualidade que superou as nossas expectativas, sendo um estímulo para explorar o conteúdo interdisciplinar das duas linguagens, artes visuais e dança.


28/11/2008
(Sexta-feira) 9 às 12hs ( Bruna e Adriana) 13 às 16hs ( Bruna)
- Relatório e parecer sobre o resultado da semana.

sábado, 15 de novembro de 2008

"DESCOBERTA ORIENTADA" Planejamento1

Palavras-chave: corpo, espaço, percepção, interação, sensorial, lúdico, imagem e objeto.

A proposta de trabalhar com a idéia de descoberta orientada é a possibilidade de desenvolver uma interação entre essas duas diferentes linguagens: Artes Visuais e Dança. O ponto de partida é estabelecer uma relação corporal e visual, de abordagem lúdica, a partir de recursos como imagens, sons e objetos, potencializando a expressão criativa da criança. Instigar um olhar investigador na procura e descoberta de coisas novas a partir de uma relação sensorial (os sentidos do corpo), ou seja, como a forma, a cor, o som, o cheiro podem se relacionar com o próprio corpo da criança na busca de sentido e significado com seu entorno. Pensamos numa proposta envolvendo o corpo como potencialidade na criação visual, ou seja, mostrar diferentes formas de conhecer e descobrir coisas socializando-se e despertando o olhar na criação de significados. Dessa forma a nossa estrutura de aula divide-se em três momentos: perceber, descobrir e criar.


Estrutura de Aula

Início

-Preparação da aula: organização da atividade e materiais na sala.
Duração: 20 min.


1° Momento

-Recepção: organização, acolhimento do grupo e dinâmica interativa (jogo, brincadeira, música etc.).
Objetivo: Exercício de concentração, apresentação e reconhecimento do espaço para introdução do trabalho.
Duração: 45 min.


2° Momento

-Apresentar imagens, sons e objetos (Ainda serão definidos, mas a idéia é trabalhar com reprodução de obras e objetos do dia-a-dia.) propondo situação de interação desses com o corpo. Por exemplo: como eu posso usar isso no meu corpo? Que cheiro pode ter? É macio, é pesado? Qual a sensação do som, da cor? Como você mexeria seu corpo? Rápido, devagar? Você consegue fazer essa forma, essa pose com seu corpo?
Duração: 30 min.
Intervalo: 20 minutos


3° Momento

-Criação a partir de materiais (previamente selecionados de acordo com a proposta) distribuídos e organizados no espaço, seguindo uma orientação pensada na relação entre as duas linguagens. (Essa parte ainda será melhor elaborada, pois depende da disponibilidade de espaço e material.).
-Relaxamento, conversa com as crianças sobre como foi à atividade: o que eles mais gostaram, o que menos gostaram e, talvez, o que eles gostariam de fazer no próximo encontro, ou pedir para eles trazerem um objeto, ou imagem de revistas, ou fotos, etc.

Duração: 45 min


Finalização

-Avaliação diária pelos educadores, conversa sobre os pontos positivos e negativos da atividade e o que foi assimilado pelo grupo.

-Organização da sala.

Duração: 20 min.


Observação: o tempo determinado em cada atividade foi hipoteticamente pensado de acordo com a faixa etária, mas é flexível a mudanças.



Desdobramentos: A princípio essa proposta foi pensada para uma faixa etária menor pela possibilidade lúdica de abordagem, mas é possível desenvolvê-la com grupos maiores adequando o conteúdo e o nível de complexidade e desenvolvimento, como por exemplo, trabalhar a partir dessas questões que envolvem corpo, espaço e percepção dentro de uma abordagem mais conceitual desenvolvendo, por exemplo, uma performance artística.