quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Divulgação!




Fizemos Nosso PIÁ no Parque Ecológico, além de convidar nossos alunos, divulgamos o Programa.Quem se interessava chegava na roda, tocava, cantava e dançava!

Divulgação!


domingo, 4 de outubro de 2009

SETEMBRO NO PIÁ

29/09-terça-feira- turma 9/10 anos

Relembramos os movimentos escolhidos nas aulas anteriores, a partir de brincadeiras e iniciamos a nossa coreografia.
As alunas sugeriram algumas sequências e maneiras de realizar esses movimentos e para dar uma direção às próximas aulas estruturamos uma primeira parte.
Fomos também à biblioteca e assitimos alguns vídeos de dança que tinham como inspiração brincadeiras infantis.
Nossa coreografia está bem interessante e os alunos aparentemente estão gostando!

30/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos

Para atraí-los de uma maneira diferente, fizemos uma " Viagem fantástica!"

Fomos todos juntos, de barco para uma ilha distante. Lá, construímos nossa cabana,exploramos a ilha e com ajuda de um mapa e dos guardiões nossa aventura aconteceu!


A atividade aconteceu na sala a partir de objetos lúdicos,como tecidos, instrumentos, sucatas etc. A proposta era que esses espaços fossem lugares os quais percorremos na viagem pela ilha. Em seguida construímos essa viagem por meio do desenho.

24/09 quinta-feira
Turma 11/12 anos

Início da segunda parte da aula anterior: realização dos registros dos espaços e ações a partir da fotografia. Em seguida conversamos sobre as fotografias que realizaram, visualizando-as no computador do equipamento. Na próxima aula terá início um processo de estudo e assimilação dessas ações encontradas nesses espaços para criação de uma possível sequência, que será proposto a partir dela uma intervenção nos espaços do CEU.































































Fotografias tiradas pelos alunos das ações encontradas no espaço do CEU e nas ruas do bairro




23/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos

Exercício corporal a partir da brincadeira estátua usando comandos sonoros e objetos que serviram de figurino na construção da pose a ser congelada. Exercício de construção tridimensional usando canudos de papelão, trabalhando concentração, a idéia de equilíbrio e formas. Para encerramento da aula brincamos de contar histórias.

































































22/09 terça-feira
Turma 9/10 anos

Elaboração e seleção dos movimentos retirados das brincadeiras para criação da coreografia e continuação da construção do boneco a partir de sucatas e outros materiais.

17/09 quinta-feira
Turma 11/12 anos

Iniciamos um trabalho de percepção dos diferentes espaços no equipamento/CEU e as ações que as pessoas realizam nesses espaços. Conversamos sobre o entendimento de espaço, lugar, ação, intervenção. Os alunos observaram essas ações diretamente no local e registraram por meio da escrita. Em seguida assistimos vídeos de algumas intervenções em espaços públicos, como a cidade e de outras paisagens também. Para finalizar a aula os alunos leram os registros/textos evidenciando como cada um observou de maneira muito distinta esses espaços e ações. Na próxima aula esse registro acontecera por meio da fotografia.

16/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos

Brincadeira de aquecimento duro/mole com comandos a partir de cores. Leitura de imagem a partir de uma pintura (São Paulo 1924, Tarsila do Amaral), estimulando a percepção das formas (geométricas) e das cores das figuras e do próprio tema (paisagem/cidade). Em seguida construir os elementos daquela paisagem usando as peças do monta-monta (brinquedo), depois de construir suas “esculturinhas” eles desenharam observando o formato das peças e suas cores.

15/09 terça-feira
Turma 9/10 anos

Desenvolvimento da percepção dos movimentos usados nas diferentes brincadeiras. Retomada da construção do boneco.

12/09 sábado
Saída para divulgação do PIÁ nas aulas de reposição na EMEF do CEU, divulgando também o domingo na praça.

10/09 quinta- feira
Turma 11/12 anos

Termino das mãos em argila e exercício corporal pensando o corpo como instrumento, sendo as mãos ferramentas na exploração e descobertas de movimentos e sons iniciando também uma interação com o espaço.

08/09 terça-feira
Turma 9/10 anos

Retomada da aula anterior e início da construção de bonecos com poses das brincadeiras realizadas.

03/09 quinta-feira
Turma 11/12 anos

Exercício com bola para aquecimento percebendo peso, material e textura com as mãos. Na atividade plástica eles trabalharam em duplas abrindo placas de argila e moldando a mão do colega.

02/09 quarta-feira
Turma 5/ 6 anos

Exercícios de percepção corporal e espacial a partir de brincadeiras usando bola, figurinos e corda. Na atividade plástica a proposta foi aprender as cores experimentando várias misturas no próprio papel e observar as cores que se formavam na passagem das diferentes camadas de tinta.

01/09 terça-feira
Turma 9/10 anos

Exercícios de consciência corporal, observação dos trabalhos em argila e compreensão das partes do corpo, o como elas se sustentam.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Retorno PIÁ!


04/08 a 14/08

-Arrumação das salas e seleção de materiais reaproveitáveis.

- Ligação para os alunos para retorno às aulas

- Contato com as escolas para divulgação do programa em que será usado apresentação do DVD com as aulas para os alunos.

18/08

Terça-feira
Turma : 9-10 anos

Exercícios de expressão corporal trabalhando questões como força, equilíbrio, peso estrutura. Em seguida trabalhamos essas mesmas questões com exercíos na argila construindo poses a partir da observação das que tinham realizado com o corpo. Essa aula terá continuidade na próxima semana.































































19/08

Quarta-feira
Turma: 5-6 anos

Brincadeiras para aquecer o corpo e desenvolver a percepção corporal e espacial. Em seguida contação de histórias via áudio: "O nome da fruta". Atividade plástica com tinta de dedo e recoretes de papel colorido. As crianças tiveram que inventar/representar visualmente afruta que eles apenas reconheceram pelo som, a proposta era que eles pensassem como poderia ser a forma, a cor e o tamanho dessa fruta.


20/08

Quinta-feira
Turma: 11-12 anos

Exercícios de percepção visual a partir de um jogo. os alunos tinham que vestir figurinos e organizar uma composição, em seguida mudavam a organização e um deles tinha que reorganizar a composição original. Em seguida foi distribuído reproduções de obras eles tinham que perceber visualmente quais materiais e elementos visuais se encontravam na obra e a aprtir dos materiais dispostos na mesa selecionar os quais eles conseguiam aproximar com os das obras e a partir dessa seleção construír seu próprio trabalho.


25/08

Terça-feira
Turma: 9-10 anos

Continuação da aula anterior em que os alunos desenvolveram poses em argila a partir da observação. Iniciamos com uma estrutura em papelm para melhor compreendermos as formas e a idéia de proporção. Em seguida apresentamos imagens de obras escultóricas, aumentando o repertório visual deles criando relações com movimentos do corpo.


26/08

Quarta-feira
Turma: 5-6 anos

Iniciamos com exercícios lúdicos a partir de brincadeiras para aquecimento e percepção do corpo em movimento. Em seguida iniciamos uma série de exercícios com bola, para que percebessem o peso, a textura, a forma e o material a partir disso pensando na aula anterior em que tiveram que inventar/representar a fruta que só conheceram pelo som, propomos uma atividade com argila. Primeiramente fizeram alguns exercícios com a argila como se estivessem com a bola, em seguida eles tiveram que construir uma fruta pensando no tamanho, na forma e postriormente na cor ao pintar.


27/08

Quinta-feira
Turma: 11-12 anos

Continuação da aula anterior, novos exercícios de percepção visual com o corpo, organizando poses em uma composição e reorganizando-as novamente. Em seguida com os olhos vendados eles tinham que tocar em um objeto percebendo o formato, o tamanho, a textura, o peso, o cheiro. Depois esses objetos foram retirados e entregues pedaços de argila. Os alunos tiveram que traduzir na argila as formas que eles haviam interpretado do objeto tocado. Essa aula terá continuidade na próxima semana.

























 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 







 
 

quarta-feira, 22 de julho de 2009

FESTA " Traga mais um"

terça- feira- 14/07

Juntos, criamos cartazes e levamos a maquete do Parque para a porta do CEU, dentro da proposta de divulgação.

Em seguida fizemos nossa festinha, com brincadeiras, músicas e comes para comemorar o PIÁ!

quinta-feira-16/07

Após algumas ligações durante a semana, algumas alunas voltaram!

Juntas, com linha, agulha, tesouras e continuição de todos, penduramos nossas " Almofadas" na escada do CEU.
No momento da festinha fomos para o Parque, para estar em um ambiente diferente.

As alunas ficaram " chateadas" por entrarmos de férias...

Esperamos que a turma esteja cheia em Agosto!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

07 DE JULHO (terça-feira)

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR, FINALIZAÇÃO!

Turma: 9 e 10 anos

Essa semana concluímos a nossa maquete e esnaiamos a nossa coreografia para apresentação na festina de encerramento desse semestre. Os alunos na próxima semana irão apresentar seus trabalhos para oos colegas da outra turma desse mesmo período, no final iremos trocar salgados e docinhos para comemorar.

IMPRESSÕES: essa proposta foi muito rica, pois além de permitir a criança interagir com outros espaços além da sala estimulando outras percepções de espaços que elas frequentam todos os dias, permitiu também desenvolver um trabalho contínuo. Foram algumas semanas, desenhando, pensando, escolhendo materiais e pondo a mão na massa. Colocamos o resultado das escolhas, decisões ecriatividade dessa turminha, dá uma olhadinha!




























































































03/07

ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO

- Elaboração em aula de objetos gigantes e cartazes explicativos que farão parte de uma exposição itinerante, começando pelo próprio CEU e depois indo para escolas da região.

- Na última semana de aula ( de 13 a 16 de julho) faremos a semana “Traga mais um”, cada criança convidará um amigo para fazer uma aula aberta e participar da festa de encerramento, na qual serão apresentados os resultados dos processos.

- A primeira semana de agosto será a “Semana da Divulgação”, na qual através de um mapeamento da região faremos a divulgação do programa nas escolas usando como material de divulgação um vídeo das aulas realizadas que estamos elaborando.

- Na primeira segunda-feira de agosto faremos uma reunião de planejamento para organizarmos a ação. Nesta semana não haverá aula.