sábado, 13 de dezembro de 2008

SEMANA de 9 a 12 de Dezembro

RELATÓRIO


Projeto de Iniciação Artística – CEU Quinta do Sol - Dezembro
Período manhã - 9h às 12hs

Arte-educadora Adriana Amaral dos Santos Carga Horária: 12 horas semanais e Bruna Rodella Soares- 24 horas semanais

09/12
(terça-feira)
Turma 1 – aula 2
9h-12h


- Alongamento
- 1ª parte: Brincadeira Coelho Sai da Toca com movimentos direcionados e deslocamentos pela sala.
- Escolhas de quatro movimentos usados na brincadeira (cada aluno) e em seguida congelá-los em uma pose.
- 2ª parte: A partir das poses elaboradas registrá-las em um exercício de desenho de observação, explorando o estudo/percepção das formas criadas pelo desenho do corpo, a linha do corpo formando um desenho.
- A atividade foi feita em dupla, se revezando entre posar e desenhar, até completar as quatro poses em uma seqüência.
- 3ª parte: A partir dos estudos e observação das poses os alunos exercitaram em uma seqüência corporal demonstrando para os colegas e depois espalhados pela sala, alternando entre ritmos lentos e rápidos.

Questões Trabalhadas: O grupo tem uma característica agitada, mas mesmo assim foi possível trabalhar questões como ritmo, seqüência, percepção da forma do corpo e o desenho como representação.

10/12
(quarta-feira)
Turma 2 – aula 2
9h-12h

- Alongamento
- Brincadeira “ Coelho sai da toca”
- Continuação da “ brincadeira”, colocando diferentes formas de “ deslocamento” como comando para os alunos.
- Individualmente cada aluno fez a escolha de quatro diferentes formas de deslocamento.
- Em seguida, deram continuidade ao processo de observação através do desenho, procurando registrar as quatro “poses” da sua dupla.


Questões Trabalhadas: Registro do movimento/forma. A linha do corpo formando um desenho.

11/12
(quinta-feira)
Turma 3 – Vivência entre arte-educadores

- Aula dividida entre Bruna Rodella Soares e Júlia Salgueiro
- Foi proporcionado pelas educadoras uma vivência entre alunos e educadores.
- As educadoras aplicaram uma aula para demonstrar possíveis propostas e possibilidades de abordagem de suas respectivas linguagens e a forma como elas pensam e desenvolvem seu trabalho.
- Bruna (Dança): alongamento; jogo a partir de palavras combinadas de forma aleatória em que cada participante tinha que tentar representar em movimento e expressão corporal; conversa em roda em que cada um revelava qual tinha sido suas combinações; massagem coletiva.
- Júlia (Artes Visuais): Apresentação de materiais e ferramentas do universo “plástico/artístico”; experimentação destes usando o desenho como ponto de partida para representação dos colegas, não necessariamente utilizando a figuração, mas a partir das impressões individuais; experimentação e exploração de materiais como a tinta, o carvão, o giz de cera, pincéis e bico de pena de bambu e papéis diversos.

Questões Observadas: neste dia para mim foi muito importante perceber o quanto cada linguagem tem características muito específicas e que mesmo interagindo uma com a outra algumas características se mantém e se fazem necessárias, como por exemplo, os materiais “plásticos/artísticos” que envolvem o universo das artes visuais, eles funcionam como elementos de sedução despertando interesse e a curiosidade em descobri-los.

12/12
(sexta-feira)
9h-12h
Reunião Arte-educadores.

- Relato sobre a semana.
- Conversa entre as duplas sobre as atividades e planejamento para as próximas aulas.
-Preparação da aula 3 - continuação da aula 2, sendo os gestos e movimentos relacionados a hábitos do nosso cotidiano, explorando o espaço externo da sala de aula. A parte de desenho será desenvolvida com uso de outros materiais, a princípio tinta, pincel e diferentes ferramentas.
- Colocação de faixas natalinas pelo espaço do CÉU com os demais arte-educadores.

Impressões da Semana:

- Na aplicação da aula 2, foi possível observar que essa dinâmica para turmas mais agitadas, os movimentos e poses, precisam ser a princípio mais direcionados. A concentração e atenção precisam ser trabalhas primeiro antes do recriar.

- Além dos materiais/equipamentos já utilizados se faz necessário o uso de materiais “plásticos/artísticos” mais atrativos, pois eles detém um poder de sedução muito grande dentro da linguagem visual, que se faz muito necessário para que eles possam explorar o aprender e descobrir pela experimentação.

Nenhum comentário: