segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dias 22 e 23 de Abril

Quarta-aula em conjunto com a turma de Danilo e Felipe

Visitamos à exposição de malas, que está no espaço do CEU, orientando para que os alunos percebessem as histórias que cada mala trás; quem são seus personagens, e o que buscavam expressar.
Em sala conversamos sobre as impressões e relacionamos com as histórias de cada um.

Quinta

Proposta de interar a turma e identificar seus gostos, desejos e vontades.

Com orientações de palavras, distribuidas em papéis, cada um pensou duas coisas que gostam muito de fazer e as apresentou em forma de ação para o grupo. Em seguida fizeram o mesmo com o desenho, podendo usar tinta, giz de cera ou lápis de cor.

No final, conversamos com os alunos, tentando buscar suas impressões sobre o desenvolvimento
das aulas. No geral, percebemos que estão gostando e se interessando. No entanto, uma aluna parece estar desinteressada por não estar realizando uma " Técnica", no caso, de dança. Conversamos e explicamos novamente a proposta do PIA, enfocando que se trata de iniciação artística.

domingo, 26 de abril de 2009

19 de Abril ANIVERSÁRIO DO CEU

Preparamos com os alunos uma pequena mostra do que vem sendo desenvolvido nesses meses de trabalho do Programa de Iniciação Artística. O resultado foi uma exposição dos trabalhos desenvolvidos em aula e a apresentação de um cortejo convidando o público a particpar de uma ciranda: a ciranda da jangada, que foi ensaiada no decorrer das semanas. Nesse dia foi bastante significativa a participação da comunidade presente.




















































































































sábado, 25 de abril de 2009

Semana de 14 a 17 de Abril

Essa semana foi de preparação da mostra dos trabalhos que apresentariamos no dia 19 de abril (domingo) aniversário do CEU. Trabalhamos com as turmas na montagem dos trabalhos desenvolvidos em aula para a exposição e no ensaio do cortejo, que teria como desfecho o convite e apresentação do PIA para a comunidade. Foi ensaiado o roteiro de percurso do cortejo e as músicas da ciranda.















Finalização dos trabalhos para exposição.








































Finalização da rede que decidimos usar no cortejo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aulas de 7, 8 e 9 de Abril

Terça- 07-04

-Continução da proposta de trabalhar com diversos materiais, explorando textura,peso, volume, cor e forma.
A proposta aconteceu no espaço do Teatro do CEU, para que além de conhecer um espaço diferente, pudessem estar mais concentrados.
Para ter uma ligação com a ciranda " suíte dos pescadores", que está sendo trabalhada para o aniversário do CEU; a aula foi realizada em círculo, com os materiais no centro da roda. Pedimos para que olhassem para o material escolhido e interagissem com este, como se fosse algo precioso, de valor, sempre retornando ao centro.
Após exploração individual e em duplas com contato e movimentos a partir dos materiais, pedimos para iniciarem a construção de um " Auto-retrato", através de colagem desses mesmos.
No final, retomamos a ciranda, junto com a turma de Felipe e Danilo.

Impressão: O espaço do teatro propiciou bastante concentração para a atividade. A idéia de criar um auto retrato foi muito estimulante para os alunos, que inclusive manifestaram o interesse de dar continuidade na próxima aula.

quarta- 08-04

Aula dada pela arte Educadora Adriana:

Nesse dia a arte -educadora Bruna, junto do arte-educador Danilo, realizaram uma atividade na escola SESI, para alunos de 11 e 12 anos, da 5 série.
A proposta foi pensada pela equipe, junto com coordenador, como forma de divulgação do PIA.

Realizamos uma atividade de interação da turma, propondo que falassem o nome junto com um gesto que o caracterizasse; em seguida distribuimos algumas imagens de obras de arte para que observassem e discutissem. Em roda, a partir das imagens de cada um, criamos uma história coletiva.
Impressão: O alunos gostaram bastante da atividade e fizeram bastante perguntas sobre o PIA. Metade da turma pediu as fichas de inscrição, manifestando que irão se matricular.

quinta- 09-04

Continuamos o trabalho da trama, acrescentando retalhos e reforçanco a idéia de preencher espaços.
Em seguida sugerimos que usassem a trama como obstáculo, pedindo que experimentassem as partes do corpo nos espaços dos retalhos.Após esse momento, em grupo, pensamos maneiras de se movimentar na trama e de movimentar a própria trama, como o objeto imaginado: uma rede de pescador.
Seguimos com a turma de Júlia e Ivo, usando a " rede" na ciranda " Suíte dos pescadores".

Impressão: Percebemos que as alunas estavam um pouco desconcentradas, desinteressadas em realizar a atividade proposta. Levantamos algumas questões possíveis: o fato de um aluno apresentar uma Deficiência cognitiva e isso incomodá-las ou mesmo o fato de não estarem realizando uma linguagem específica, como possivelmente imaginaram.
Após o aniversário do CEU, repensaremos as propostas de aula.