A proposta de trabalhar com a idéia de descoberta orientada é a possibilidade de desenvolver uma interação entre essas duas diferentes linguagens: Artes Visuais e Dança no processo de alfabetização e sensibilização artística, tendo o corpo como instrumento/ferramenta para expressão.
O ponto de partida é estabelecer uma relação corporal, visual e espacial, de abordagem lúdica, a partir do uso de imagens/reproduções de obras de arte, focando na produção de artistas brasileiros, modernos e contemporâneos. A escolha será de forma adequada a turma e faixa etária. Essas obras serão usadas como estímulo visual para uma expressão plástica e corporal, envolvendo não só o corpo e o espaço como também objetos que os alunos irão relacionar com as obras. A idéia é que esses objetos possam ser apropriados do dia-a-dia, ou até mesmo produzidos pelos próprios alunos.
O objetivo da proposta é instigar no aluno um olhar investigador: a procura e descoberta de coisas novas a partir de uma relação sensorial (os sentido do corpo), ou seja, como a forma, a cor, o som, o cheiro podem se relacionar com seu próprio corpo estabelecendo relações com as obras e buscando sentido e significado com seu entorno, o espaço.
Pensar o corpo como potencialidade visual a partir de uma relação espacial é uma possibilidade de mostrar diferentes formas de conhecer e socializar-se, despertando o olhar crítico e criador. Isso possibilita não apenas estimular a percepção criativa, como também, a possibilidade de ampliar o repertório do aluno no universo das artes visuais e da dança, e como isso pode ser significativo no seu processo de aprendizagem e compreensão de mundo. Dessa forma a nossa estrutura de aula divide-se em três momentos: perceber, descobrir e criar.
Estrutura de Aula
Início
Preparação da aula: organização da atividade e materiais na sala.
1° Momento
Recepção: organização, acolhimento do grupo e dinâmica interativa (jogo, brincadeira, música etc.). Objetivo: Exercício de concentração, apresentação e reconhecimento do espaço para introdução do trabalho.
2° Momento
Apresentar imagens/ reproduções de obras de arte e objetos do dia-a-dia, propondo situação de interação em que eles possam relacionar esses objetos com as imagens e com o próprio corpo. Por exemplo: como eu posso usar isso no meu corpo? Que cheiro pode ter? É macio, é pesado? Qual a sensação do som, da cor? Como você mexeria seu corpo? Rápido, devagar? Você consegue fazer essa forma, essa pose com seu corpo?
Intervalo: 15 minutos
3° Momento
Criação a partir de materiais (previamente selecionados de acordo com a proposta) distribuídos e organizados no espaço, seguindo uma orientação pensada na relação entre as duas linguagens, resultando em um a produção visual, seja uma expressão corporal ou uma produção plástica, como desenho, pintura, objetos etc. (Essa parte ainda será melhor elaborada, pois depende da disponibilidade de espaço e material.).
Encerramento
-Relaxamento
-Conversa com as crianças sobre como foi à atividade: o que eles mais gostaram o que menos gostaram e, talvez, o que gostariam de fazer no próximo encontro.
-Atividade extra-aula: pedir para trazerem na próxima aula objetos ou imagens que se relacionem com a proposta.
Pós-aula
-Avaliação diária: conversa sobre os pontos positivos e negativos da atividade e o que foi assimilado pelo grupo.
-Organização da sala.
Observação: o tempo em cada atividade será pensado de acordo com cada faixa etária.
Desdobramentos: possibilidade de apresentação de um produto, realizado pelos alunos, mostrando os resultados obtidos no decorrer do semestre.