quarta-feira, 1 de julho de 2009

18/06 quinta-feira

IMPROVISANDO COM SONS, IMAGENS E PALAVRAS

Turma 11-12 anos

- Continuamos a trabalhar com a idéia de representação e improviso.
- A partir de palavras eles tinham que criar improvisando desde frases até gestos, poses e movimentos.
- Em seguida, também, apresentamos uma história narrada em áudio em que eram apresentamos diferentes sons do lugar insinuando situações, depois observamos uma fotografia que ilustrava a história.
- Com isso mostramos diferentes sons musicais e conversamos sobre o que cada um sugeria.
- Propomos que em grupo eles, a partir dos sons e palavras usados em sala, improvisassem uma forma de representação apresentando para os demais colegas.

09/06 e 16/06 terça-feira

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR (Cont.)

09/06
Turma 9-10 anos

- Com a chegada de alguns alunos novos, retomamos algumas dinâmicas de interação para a turma se aproximar e ficar à vontade com as propostas.- Conversamos sobre as aulas passadas relembrando o que tinha no parquinho e sobre os desenhos de observação já realizados nesse espaço.- Começamos a pensar em outras maneiras possíveis de representar esse espaço além do desenho e decidimos iniciar a construção de uma maquete do próprio parque, pensando no espaço, nas suas formas e cores para decidirmos os materiais que iríamos utilizar, como por exemplo, sucatas.- Em um segundo momento exploramos no parque diferentes maneiras de usar os brinquedos, de forma mais lenta, em posições diferentes das usuais.

Obs.: Questões que passaram a surgir com a entrada de novos alunos foram: como continuar na proposta e acolher o novo aluno?! Será necessário retomar algumas fases?! O ritmo e andamento da turma será outro?! Enfim... Como estamos em processo de divulgação, muitas questões ainda serão refletidas!

16/06
Turma 9-10 anos

- Dando continuidade à aula anterior, iniciamos a construção da maquete do parque, conversando sobre os possíveis materiais que poderíamos usar, como por exemplo, sucatas e diferentes materiais recicláveis. Começamos, também, a desenvolver movimentos que representassem a maneira como brincamos nos brinquedos do parque, a idéia é que esses movimentos possam virar uma coreografia.

Obs.: As alunas novas estão interagindo muito bem com o grupo.

04/06 quinta-feira

LER IMAGENS, IMPROVISANDO ARTE

Turma 11-12 anos

- Nesta aula trabalhamos com a idéia de improviso a partir de um tema : a cultura nordestina, que surgiu a partir de uma leitura de uma fotografia da artista Vânia Toledo.
-Apresentamos alguns elementos dessa cultura como as músicas, as cantigas, a literatura de cordel e o repente criando relações com suas próprias origens.
- Os alunos a partir dessas referências construíram de forma improvisada uma apresentação que resultou na criação de um repente sobre o nordeste.

" O nordeste é legal
o nordeste é bonito
o nordeste é o tal
e também o favorito

Minha avó e meu avô
Vieram lá da Bahia
Prá contagiar o povo
Com essa história tão bonita "

Alunos: Carolina, Lilian, Matheus e Priscila.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

02/06 terça-feira

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR

Turma 9 -10 anos

- Iniciamos a aula com a brincadeira coelho sai da toca, explorando diferentes formas de deslocar-se pela sala.

- Em seguida a partir de uma roda os alunos tinham que se entrelaçar com o próprio corpo criando uma espécie de nó. Um dos alunos tinha que tentar desfazer esse nó até formar a roda novamente.

- Com essa mesma brincadeira começamos a explorar diferentes maneiras de se deslocar pela sala com o corpo entrelaçado.

- Dando continuidade à aula passada com os desenhos de observação explorando agora a observação dos lugares e das coisas que cada lugar tem. Fomos observar e desenhar em diferentes lugares do CEU, como a exposição das malas e o parquinho. O objetivo foi propor que os alunos compartilhassem os diferentes pontos de vista do mesmo lugar a partir de seus desenhos.

- No parquinho além do desenho a partir da escolha de um brinquedo para cada aluno exploramos, também, diferentes maneiras de deslocar e interagir com os brinquedos e objetos do parque.

IMPRESSÕES: Percebemos que estar em outro espaço é bastante atrativo para eles, porém torna-se mais difícil a concentração para a proposta. Temos notado também que apesar de serem uma turma de 9 e 10 anos são bastante infantis, se interessando bastante pelas brincadeiras.

domingo, 31 de maio de 2009

26, 28 e 29 de Maio

26/05 (Terça-feira)
Turma 9 e 10 anos

- Começamos a aula realizando uma série de brincadeiras explorando o deslocamento do corpo no espaço da sala de aula.
- Na segunda parte da aula propomos que eles experimentassem deslocar-se em outro espaço, fora da sala de aula. Fomos para o parquinho dentro do próprio CEU e iniciamos uma atividade em que eles tinham que explorar de maneira diferente, a partir dos comandos que a eles eram dados, aquele lugar muito presente no cotidiano deles. Propomos uma interação a partir dos objetos que ali tinham: os próprios brinquedos do parque.
- Dando sequência ao trabalho de desenho de observação que estamos desenvolvendo, relacionado ao registro do corpo, nesse dia iniciamos um processo de observação e registro dos espaços e dos lugares que terá continuidade.

Impressões: os alunos gostaram da atividade, porém é uma proposta que requer mais tempo, por isso iremos continuar com os desenhos de observação no parque logo no início da aula.


28/05 (Quinta-feira)
turma 11 e 12 anos

Para interação, brincadeira do Jogo da verdade.
Continuando com a proposta de criação a partir de estímulos, foi apresentado uma poesia de Cecília Meirelles para que a interpretassem, cada um à sua maneira, reforçando a idéia de partirem do Significado dessa poesia para cada um.
Em seguida, em grupo foi proposto que escolhessem uma Imagem e a inserissem na criação.

Impressão: Num primeiro momento os alunos interpretaram a poesia ao pé da letra, com uso de gestos óbvios e esterotipados. Após uma leitura conjunta, pensando mais na interpretação e no que cada um imaginava, os movimentos criados foram mais expressivos. Quando uniram a imagem, o trabalho anterior foi perdido.
Diante dessas situações e da queixa por não estarem " Dançando" nem "atuando", conversamos sobre a proposta do PIÁ, reforçando que as criações sempre partirão deles.
Para próxima aula os alunos sugeriram levar imagens de jornais e revistas.



29/05 (Sexta-feira)

-Reunião com gestão e coordenação.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Relatório 19, 21 e 22 de Maio

19/05 (terça-feira)
turma 9 e 10 anos

- Proposta desenho de observação das poses trabalhadas na expressão corporal, continuação da aula anterior. Material: Guache, pincel e giz de cera.

Impressões: os alunos pareceram gostar muito da mistura dos materiais, de explorar a qualidade plástica que cada um cria no desenho.

21/05 (Quinta-feira)
turma 11 e 12 anos

- Trabalhamos a partir de reproduções de imagens de cartazes e de histórias.
_ A proposta era que a partir das as da leitura das imagens e do conto os alunos tomassem eles como referência, ou inspiração para criação de uma expressão que poderia ser a partir da linguagem visual, corporal e até teatral.
- Finalização: conversa sobre as diferentes possibilidades de partir para uma produção artística usando outras linguagens como: a música, o poema, uma fotografia, uma história, etc.

Impressões: As alunas gostaram muito. Elas apresentaram uma teatralização com improvisação de roteiro e criação de cenário a partir dos poucos materiais que tinhamos disponíveis.

22/05 (Sexta-feira)

-Reunião com a participação da coordenadora de núcleo Mayra.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

RELATÓRIO 12, 13, 14 E 15 De Maio

12/05 ( Terça-feira)
turma 9 e 10 anos

No Teatro do CEU, demos continuidade na atividade da aula passada.Após reconhecerem o novo espaço, observaram os desenhos feitos e com esses criaram individual e em grupo sequências de movimentos.
Se mostraram muito interessados em estar no teatro e se possível participarem de apresentações.

13/05 (Quarta-feira)

- Divulgação do PIA na EMEI
- Preparação para início da turma de 5/6 anos para a próxima semana.

14/05 (Quinta-feira)
turma 11 e 12 anos

No teatro do CEU:

- Primeiro momento: término da construção do objeto/símbolo pessoal iniciado na aula anterior.

- Segundo momento: criação de uma sequência coreográfica a partir do repertório já trabalhado em sala de aula e dos gestos e movimentos livres que cada aluno explorou.
- Eles tiveram um tempo para elaboração e apresentação de uma coreografia improvisada a partir da criatividade coletiva.

Impressões: essa aula foi muito boa. As alunas gostaram muito, pois tiveram abertura para trabalhar a criação a partir de seus próprios repertórios mesclando com os conhecimentos desenvolvidos em sala. Para finalizar a aula conversamos sobre o ponto de partida para construção de um trabalho, de onde pode surgir uma ideia e os meios para realizá-la, abordando desde o material e instrumentos utilizados até o próprio espaço de apresentação. Questionamos qual seria a possibilidade de interagir com esses elementos no processo de criação, essa questão terá continuidade na próxima aula.

15/05 (Sexta-feira)

- REUNIÃO EMIA