sábado, 13 de dezembro de 2008

FOTOS DOS PRIMEIROS TRABALHOS

Esses são alguns dos trabalhos realizados pelos alunos nas primeiras aulas. Desenhos de poses e gestos trabalhados na expressão corporal.


Desenho a partir do contorno do corpo, gravando gestos e poses simultâneas, sobre papel kraft. [Atividade realizada em grupo, revezamento entre quem fazia a pose e quem registrava o desenho]

Desenho a partir da interpretação da frase: "Espalhe-se pelo espaço".

Desenho a partir da interpretação da frase: "faça uma pose".

Desenho a partir da interpretação da frase: "Jogue seu corpo sobre o meu".












Atividade realizada em dupla.










Material/Equipamentos: som/áudio cd, papel kraft, giz de cera e pastel oleoso.

Aula realizada em 26/11/2008 [Quarta-feira]

SEMANA de 9 a 12 de Dezembro

RELATÓRIO


Projeto de Iniciação Artística – CEU Quinta do Sol - Dezembro
Período manhã - 9h às 12hs

Arte-educadora Adriana Amaral dos Santos Carga Horária: 12 horas semanais e Bruna Rodella Soares- 24 horas semanais

09/12
(terça-feira)
Turma 1 – aula 2
9h-12h


- Alongamento
- 1ª parte: Brincadeira Coelho Sai da Toca com movimentos direcionados e deslocamentos pela sala.
- Escolhas de quatro movimentos usados na brincadeira (cada aluno) e em seguida congelá-los em uma pose.
- 2ª parte: A partir das poses elaboradas registrá-las em um exercício de desenho de observação, explorando o estudo/percepção das formas criadas pelo desenho do corpo, a linha do corpo formando um desenho.
- A atividade foi feita em dupla, se revezando entre posar e desenhar, até completar as quatro poses em uma seqüência.
- 3ª parte: A partir dos estudos e observação das poses os alunos exercitaram em uma seqüência corporal demonstrando para os colegas e depois espalhados pela sala, alternando entre ritmos lentos e rápidos.

Questões Trabalhadas: O grupo tem uma característica agitada, mas mesmo assim foi possível trabalhar questões como ritmo, seqüência, percepção da forma do corpo e o desenho como representação.

10/12
(quarta-feira)
Turma 2 – aula 2
9h-12h

- Alongamento
- Brincadeira “ Coelho sai da toca”
- Continuação da “ brincadeira”, colocando diferentes formas de “ deslocamento” como comando para os alunos.
- Individualmente cada aluno fez a escolha de quatro diferentes formas de deslocamento.
- Em seguida, deram continuidade ao processo de observação através do desenho, procurando registrar as quatro “poses” da sua dupla.


Questões Trabalhadas: Registro do movimento/forma. A linha do corpo formando um desenho.

11/12
(quinta-feira)
Turma 3 – Vivência entre arte-educadores

- Aula dividida entre Bruna Rodella Soares e Júlia Salgueiro
- Foi proporcionado pelas educadoras uma vivência entre alunos e educadores.
- As educadoras aplicaram uma aula para demonstrar possíveis propostas e possibilidades de abordagem de suas respectivas linguagens e a forma como elas pensam e desenvolvem seu trabalho.
- Bruna (Dança): alongamento; jogo a partir de palavras combinadas de forma aleatória em que cada participante tinha que tentar representar em movimento e expressão corporal; conversa em roda em que cada um revelava qual tinha sido suas combinações; massagem coletiva.
- Júlia (Artes Visuais): Apresentação de materiais e ferramentas do universo “plástico/artístico”; experimentação destes usando o desenho como ponto de partida para representação dos colegas, não necessariamente utilizando a figuração, mas a partir das impressões individuais; experimentação e exploração de materiais como a tinta, o carvão, o giz de cera, pincéis e bico de pena de bambu e papéis diversos.

Questões Observadas: neste dia para mim foi muito importante perceber o quanto cada linguagem tem características muito específicas e que mesmo interagindo uma com a outra algumas características se mantém e se fazem necessárias, como por exemplo, os materiais “plásticos/artísticos” que envolvem o universo das artes visuais, eles funcionam como elementos de sedução despertando interesse e a curiosidade em descobri-los.

12/12
(sexta-feira)
9h-12h
Reunião Arte-educadores.

- Relato sobre a semana.
- Conversa entre as duplas sobre as atividades e planejamento para as próximas aulas.
-Preparação da aula 3 - continuação da aula 2, sendo os gestos e movimentos relacionados a hábitos do nosso cotidiano, explorando o espaço externo da sala de aula. A parte de desenho será desenvolvida com uso de outros materiais, a princípio tinta, pincel e diferentes ferramentas.
- Colocação de faixas natalinas pelo espaço do CÉU com os demais arte-educadores.

Impressões da Semana:

- Na aplicação da aula 2, foi possível observar que essa dinâmica para turmas mais agitadas, os movimentos e poses, precisam ser a princípio mais direcionados. A concentração e atenção precisam ser trabalhas primeiro antes do recriar.

- Além dos materiais/equipamentos já utilizados se faz necessário o uso de materiais “plásticos/artísticos” mais atrativos, pois eles detém um poder de sedução muito grande dentro da linguagem visual, que se faz muito necessário para que eles possam explorar o aprender e descobrir pela experimentação.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

semana 02-05/12

Relatório

Projeto de Iniciação Artística – CEU Quinta do Sol - Dezembro
- Período manhã - 9h ás 12hs Período tarde- 13h ás 16hs

Arte- Educadora- Bruna Rodella Soares- Carga Horária: 24 horas semanais.

02/12
9h-12h - Aula com arte-educadora Adriana, sendo essa:
- Alongamento
- Dinâmica de Apresentação “Nome mais movimento”
- Exercício para percepção do espaço a partir da expressai corporal ( troca de olhares, observação do movimento do outro, criação de diferentes maneiras de andar)
- As duplas em um segundo momento deram continuidade à expressão corporal e percepção do espaço em um exercício de registrar/gravar o próprio corpo, utilizando lápis e giz de cera. O exercício foi feito, com as duplas revezando entre a que fazia o gesto e a que registrava a ação no papel a partir do contorno do corpo.
- Finalização da Aula: relaxamento e conversa sobre a atividade realizada.


13h -16h - Apresentação e conversa dos arte- educadores presentes
- A pedido da gestora, elaboração das faixas decorativas de final de ano.

03/12

9h-12h - A convite da coordenadora educacional apreciamos a peça teatral “Ainda” no teatro do CEU

13h-16h - Conversa entre os arte- educadores presentes.
- Levantamento dos pontos a serem esclarecidos pelo coordenador Aritana.
- Colaboração para a divulgação do espetáculo “Fresta” da Cia Discípulos do Ritmo.

04/12

9h-12h - Aula junto com arte-educadora Adriana, sendo essa:
- Alongamento
- Brincadeira “ Coelho sai da toca”
- Continuação da “ brincadeira”, colocando diferentes formas de “ deslocamento” como comando para os alunos.
- Individualmente cada aluno fez a escolha de quatro diferentes formas de deslocamento.
- Em seguida, deram continuidade ao processo de observação através do desenho, procurando registrar as quatro “poses” da sua dupla.
- Ainda em duplas, foi proposto que “ juntassem” as “ poses” da dupla, de maneira a criarem uma pequena cédula “ coreográfica”.
- Cada dupla fez sua “ criação” variando em ritmo lento e rápido.
- Finalização da Aula: relaxamento e conversa sobre o dia.

13h-16h - Conversa com o coordenador para esclarecimento de dúvidas: horário, atrasos, comunicação entre a equipe, sugestões para a divulgação do projeto no início do ano, organização do espaço, entre outros.

05/12

8h30-11h30 Com todos os arte- educadores presentes retomamos as questões discutidas no dia anterior com o coordenador.
- Planejamento das atividades para a próxima semana sendo estas vivências entre os arte - educadores quando não houver alunos
- Elaboração do relatório semanal

11h30- 14h30 - Continuação do trabalho com as faixas decorativas

Impressão sobre a semana:

Essa semana foi de grande importância, visto que chegaram ao CEU, todos os arte- educadores do PIA.
Mesmo sendo apenas duas aulas dadas, pode ser percebido um interesse grande por pais e crianças da região em estarem conhecendo e participando do PIA.
Foi bastante estimulante perceber a integração entre os arte- educadores, gestora, coordenador e demais funcionários do CEU, que certamente contribuirá para um bom andamento do Projeto.
É importante ressaltar, que no período da tarde, nessa semana não tiveram alunos, por esse motivo foram realizadas outras atividades.

domingo, 7 de dezembro de 2008

RELATÓRIO OUTUBRO/NOVEMBRO

Projeto de Iniciação Artística – CEU Quinta do Sol
Arte educadoras: Adriana Amaral e Bruna Rodella Soares


16/10/2008 Convocação de arte- educadores para escolha do Céu e carga horária.
Escolha: Céu Quinta do Sol

06/11/2008 - 1º Encontro de arte- educadores e organizadores do projeto (Márcia diretora da EMIA, Celso e Edimara- projetos especiais- Secretaria da Educação).
- Elaboração do planejamento a partir das duplas de cada unidade.

07/11/08 - Vivência na EMIA- Arte- educadores, coordenadores e professores da EMIA.
- Integração da Equipe a partir de dinâmicas de grupo
- Apresentação da proposta da EMIA

13/11/2008 - Assinatura de nota de empenho e criação dos blogs.

14/11/2008 - Encontro de arte- educadores e gestores dos Céus.
- Apresentação do funcionamento do Céu Quinta do Sol (disponibilidade de salas, horários e perfil dos usuários).

18/11/2008 - 1º Dia de trabalho no Céu Quinta do Sol
- Apresentação do espaço e funcionários pelo coordenador de projetos culturais internos (Eduardo Aritana)
- Organização das fichas de inscrições dos alunos, a partir dos critérios de faixa etária e horário disponível.

19/11/2008 - Planejamento com coordenador da primeira semana de Oficinas: Reunião com os pais/responsáveis- explicação sobre o projeto.
- Elaboração das aulas da primeira semana.

25/11/08
9 às 12hs ( Bruna e Adriana)
(terça-feira) 1ª Turma:
- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores, explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.

13 às 16hs ( Bruna)

Em virtude da pouca quantidade de alunos para o período da tarde, junto com o coordenador Aritana pensou-se em estratégias de divulgação do projeto, sendo essa a possibilidade de “ Aulas Abertas”, para chamar público.
- Elaboração e afixação de cartazes, indicando dias, horários e faixas etárias dessas “aulas abertas”.



26/11/08
(quarta-feira) 2ª Turma: 9 às 12hs ( bruna e Adriana)
- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores,
explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.
- Aplicação da Aula:
- Dinâmica de apresentação do grupo (“nome e gesto/movimento”)
- Exercício para percepção do espaço a partir da expressão corporal (troca de olhares, observação do movimento do outro, criação de diferentes maneiras de andar)
- Formação de duplas, dando continuidade ao exercício anterior.
- As duplas em um segundo momento deram continuidade à expressão corporal e percepção do espaço em um exercício de registrar/gravar o próprio corpo, movimento e gesto no papel, utilizando lápis e giz de cera. As duplas se revezavam entre a pessoa que fazia o gesto e o que registrava a ação no papel a partir do contorno do corpo, criando uma sobreposição de formas.
- Finalização da aula: Relaxamento e conversa sobre o dia.

13 às 16hs ( Bruna)
- Continuação da estratégia de divulgação do projeto: elaboração de panfletos, indicando dias, horários e faixas etárias para as “ aulas abertas”.

27/11/08
(quinta-feira) 3ª Turma: 9 às 12hs ( Bruna e Adriana)

- Conversa com os pais/responsáveis: apresentação dos arte- educadores, explicação sobre o PIA.
- Esclarecimento sobre horário, faixa etária, roupas adequadas, faltas e dúvidas dos pais sobre a proposta.
- Aplicação da Aula (Vivência entre os alunos e os pais que se dispuseram a participar).
- Dinâmica de apresentação do grupo (“nome e gesto/movimento”)
- Exercício para percepção do espaço a partir da expressão corporal (troca de olhares, observação do movimento do outro, criação de diferentes maneiras de andar).
- Formação de duplas entre pais e filhos.
- As duplas em um segundo momento deram continuidade à expressão corporal e percepção do espaço em um exercício de registrar/gravar o próprio corpo, movimento e gesto no papel, utilizando lápis e giz de cera. As duplas se revezavam entre a pessoa que fazia o gesto e o que registrava a ação no papel a partir do contorno do corpo, criando uma sobreposição de formas.
- Em seguida os pais desenharam os filhos que “posavam” e num segundo momento os filhos desenharam os pais. (Um exercício de desenho de observação).
- Finalização da Aula: Massagem, ainda nas duplas e conversa sobre o dia.

13 às 16hs ( Bruna)

- Continuação da estratégia de divulgação do projeto: elaboração de panfletos, indicando dias, horários e faixas etárias para as “ aulas abertas”.


28/11/2008- sexta -feira 9 às 12hs e 13 às 16hs

- Relatório e parecer sobre o resultado da semana.

Materiais e recursos utilizados durante a semana: Aparelho de som, CDs, papel Kraft, giz de cera e lápis de desenho.

Impressão sobre as aulas:
A princípio tanto os pais como os alunos se mostraram muito interessados e disponíveis à participação do projeto. Demonstraram bastante expectativa na continuidade das aulas.
Em relação a essa primeira proposta de aula, que a princípio tinha um caráter de sensibilização do grupo, mostrou uma qualidade que superou as nossas expectativas, sendo um estímulo para explorar o conteúdo interdisciplinar das duas linguagens, artes visuais e dança.


28/11/2008
(Sexta-feira) 9 às 12hs ( Bruna e Adriana) 13 às 16hs ( Bruna)
- Relatório e parecer sobre o resultado da semana.

sábado, 15 de novembro de 2008

"DESCOBERTA ORIENTADA" Planejamento1

Palavras-chave: corpo, espaço, percepção, interação, sensorial, lúdico, imagem e objeto.

A proposta de trabalhar com a idéia de descoberta orientada é a possibilidade de desenvolver uma interação entre essas duas diferentes linguagens: Artes Visuais e Dança. O ponto de partida é estabelecer uma relação corporal e visual, de abordagem lúdica, a partir de recursos como imagens, sons e objetos, potencializando a expressão criativa da criança. Instigar um olhar investigador na procura e descoberta de coisas novas a partir de uma relação sensorial (os sentidos do corpo), ou seja, como a forma, a cor, o som, o cheiro podem se relacionar com o próprio corpo da criança na busca de sentido e significado com seu entorno. Pensamos numa proposta envolvendo o corpo como potencialidade na criação visual, ou seja, mostrar diferentes formas de conhecer e descobrir coisas socializando-se e despertando o olhar na criação de significados. Dessa forma a nossa estrutura de aula divide-se em três momentos: perceber, descobrir e criar.


Estrutura de Aula

Início

-Preparação da aula: organização da atividade e materiais na sala.
Duração: 20 min.


1° Momento

-Recepção: organização, acolhimento do grupo e dinâmica interativa (jogo, brincadeira, música etc.).
Objetivo: Exercício de concentração, apresentação e reconhecimento do espaço para introdução do trabalho.
Duração: 45 min.


2° Momento

-Apresentar imagens, sons e objetos (Ainda serão definidos, mas a idéia é trabalhar com reprodução de obras e objetos do dia-a-dia.) propondo situação de interação desses com o corpo. Por exemplo: como eu posso usar isso no meu corpo? Que cheiro pode ter? É macio, é pesado? Qual a sensação do som, da cor? Como você mexeria seu corpo? Rápido, devagar? Você consegue fazer essa forma, essa pose com seu corpo?
Duração: 30 min.
Intervalo: 20 minutos


3° Momento

-Criação a partir de materiais (previamente selecionados de acordo com a proposta) distribuídos e organizados no espaço, seguindo uma orientação pensada na relação entre as duas linguagens. (Essa parte ainda será melhor elaborada, pois depende da disponibilidade de espaço e material.).
-Relaxamento, conversa com as crianças sobre como foi à atividade: o que eles mais gostaram, o que menos gostaram e, talvez, o que eles gostariam de fazer no próximo encontro, ou pedir para eles trazerem um objeto, ou imagem de revistas, ou fotos, etc.

Duração: 45 min


Finalização

-Avaliação diária pelos educadores, conversa sobre os pontos positivos e negativos da atividade e o que foi assimilado pelo grupo.

-Organização da sala.

Duração: 20 min.


Observação: o tempo determinado em cada atividade foi hipoteticamente pensado de acordo com a faixa etária, mas é flexível a mudanças.



Desdobramentos: A princípio essa proposta foi pensada para uma faixa etária menor pela possibilidade lúdica de abordagem, mas é possível desenvolvê-la com grupos maiores adequando o conteúdo e o nível de complexidade e desenvolvimento, como por exemplo, trabalhar a partir dessas questões que envolvem corpo, espaço e percepção dentro de uma abordagem mais conceitual desenvolvendo, por exemplo, uma performance artística.