segunda-feira, 9 de março de 2009
semana 03 à 06 de Março
- Início- Fala o nome do outro( vai pro lugar do outro)
- Ninguém com Ninguém ( dinâmica, com comandos fazem duplas, trios, ou só)
- Alongamento
-Pensar em contornos imaginários no chão, visualizando um desenho.
- Deitados e sentados, com diferentes partes do corpo sendo o “ lápis”.
-Mostra de todos.
-Em grupo, dois fazem movimentos e congelam numa pose, os outros contornam o corpo com barbante, deixando a forma no chão.
- Com guache, pintar as formas feitas e em seguida com kraft pegar a impressão, como gravura.
- Conversa.
Aula 04-03-09 – turma 7 e 8 anos.
- Alongamento
- July baby( brincadeira interativa)
-Ninguém com ninguém
- Desenho imaginário com as partes do corpo, no “teto”, na frente e no chão.
- Em duplas, fazer os movimentos pensando em traçar caminhos na sala.
-Em grupo, dois fazem movimentos e congelam numa pose, os outros contornam o corpo com barbante, deixando a forma no chão.
Aula - 05-03-09- turma 11 e 12 anos.
-Dinâmica de interação, falar o nome do outro e ir pro lugar.
- Alongamento.
- Sensibilização com vendas nos olhos, pensando na consciência corporal e início de criação de movimentos.
- Ainda com olhos vendados, andar pelo espaço e perceber as pessoas pelo toque.
- Escolher um movimento e tirar as vendas.
- Dois grupos: um grupo faz os movimentos criados e congela em poses, o outro liga as pessoas por um fio de barbante, até que seja formado uma trama.
- Todos saem da trama de barbante e na parede observam o que foi criado.
- Conversa.
06-03-09
REUNIÃO
-Educadores e coordenação
-Esclarecimentos sobre atrasos e faltas
-Conversa com a gestão sobre organização espacial e sonora no equpamento
-Planejamento semanal das aulas entre as duplas
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
semana 17 à 20 de fevereiro
- Dinâmica de interação- Palma e flecha ( falando seu próprio nome, depois o nome do outro)
- Alongamento
- Aquecimento corporal, andando pelo espaço
- Estimulação de consciência corporal a partir de massagens com uma bolinha/ Individual e depois em duplas.
- Com mais rapidez, um estimula movimentos no outro, a partir do toque com a bola.
- A partir da escolha de três movimentos desses criados com a bolinha, em duplas criaram desenhos usando poses.
- Com o grupo todo, os desenhos foram observados e todos reproduziram no corpo as poses do desenho.
- Conversa final.
Impressão: São alunos bastante interessados em realizar as atividades; gostam bastante de se movimentarem, principalmente nas atividades rápidas e agitadas.Por conta dessa " energia" acabam sendo em alguns momentos dispersos.
Será necesário trabalhos de concentração para as próximas aulas.
quarta-feira( 18/o2)- turma 7 e 8 anos
-dinâmica de interação- passa a bolinha e fala seu nome/passa a bolinha e fala o nome do outro.
-Descobrir a bolinha no corpo do outro-Em duplas, um guia o outro pelo espaço usando a bolinha.
-Sem o objeto, ainda em duplas, um se "faz de bolinha" no outro.
- A partir de imagens, em grupos levantar sensações que são passadas.
- Com papel celofane, um desenha o contorno do outro.
- Relaxamento
-Conversa final.
Impressão: Turma muito participativa, bastante sensíveis e comunicativos. Gostam bastante de expressar suas opiniões e sensações. A bolinha e o papel celofane funcionaram muito bem como estímulo lúdico para a criatividade.
quinta-feira ( 19/02)- turma 11 e 12 anos
- Alongamento
- Palma/Flecha- falando nome depois sem falar nada.
-Massagem individual com as bolinhas.
-Em duplas, um passa a bolinha no outro estimulando movimentações.
- Sem a bolinha, buscar o contato corporal nos níveis alto, médio e baixo.
- Através de um varal de celofanes, um observa a pose do outro e desenha no próprio papel.
P.S: Essa aula estava fluindo muito bem, porém a concentração dos alunos foi influenciada pelo excesso de " barulho" vindo do espaço ao lado ( festa de carnaval). Um aluno inclusive reclamou de dor de cabeça por conta do barulho.
Impressão: São bastante interessados, porém são bastante tímidos para conversar e mesmo com o corpo. Será necessário bastante trabalho de consciência corporal e dinâmicas interativas entre o grupo.
20/02- sexta-feira
Reunião entre arte- educadores e coordenador
- Conversa sobre continuação da divulgação, principalmente nas faixas etárias de 11 à 14 anos.
- Sugestões por parte dos arte-educadores em realizar " ações nas escolas".
- Coordenador se mostrou interessado, porém será necessário primeiro um contato com os responsáveis dessas escolas.
- Verificação da carga horária de cada arte-educador
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Relatório - 10 a 14 de fevereiro
9h-12h
Aula inicial: turmas de 7 e 8 / 9 e 10
Vivência a partir de jogos e brincadeiras, utilizando instrumentos sonoros, a expressão corporal e registros plásticos com os materiais disponíveis . Breve apresentação do Programa, dos arte-educadores dentro de sua s respectivas linguagens e da estrutura das aulas no dia- a-dia.
-Aula dividida com o educador Felipe
11/02 quarta-feira
9h-12h
Aula inicial: turmas de 7 e 8/ 9 e 10
Vivência a partir de jogos e brincadeiras, utilizando instrumentos sonoros, a expressão corporal e registros plásticos com os materiais disponíveis . Breve apresentação do Programa, dos arte-educadores dentro de sua s respectivas linguagens e da estrutura das aulas no dia- a-dia.
- Aula dividida com o educador Felipe
12/02 quinta-feira
9h -12h
Aula inicial: turmas de 7 e 8/ 11 e 12
Vivência a partir de jogos e brincadeiras, utilizando instrumentos sonoros, a expressão corporal e registros plásticos com os materiais disponíveis . Breve apresentação do Programa, dos arte-educadores dentro de sua s respectivas linguagens e da estrutura das aulas no dia- a-dia.
- Aula dividida com os educadores: Júlia e Ivo
13/02 sexta-feira
9h-12h
-Relatório semanal entre os educvdores e coordenação
-Preparação da dinâmica para Reunião com os pais no dia 14/02
14/02 sábado
9h-12h
-Reunião com os pais, aproximadamente 70 pais compareceram.
-A princípio separamos os pais em dois grupos e realizamos uma vivência, que tinha como objetivo uma sensibilização retomando lembranças e aspectos da infância dos pais, em seguida em pequenos grupos organizaram e escolheram uma forma de representar essas lembranças, a partir de alguns materiais que disponibilizamos. Por exemplo: brinquedos, papel, giz de cera, figurinos, etc.
-Intervalo para o café que preparamos para os pais.
-Na segunda parte da reunião apresentamos o Programa de Iniciação Artística, passamos alguns informes relacionados a horários, faltas, roupas adequadas, lanche, entrada e saída dos alunos, e estrutura das aulas.
Impressões: os pais demonstraram muito interesse em participar e conhecer o programa e se dispuseram a colaborar com doações de materiais e sucatas.
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Relatório- 02 à 06 de Fevereiro
- Contato via telefone com alunos já cadastrados, chamando para inscrição/matrícula.
- Inscrição de alunos pelos responsáveis,de acordo com faixa- etária e dia disponível.
- Esclarecimento para os responsáveis sobre o PIA e informações necessárias, como, ter cuidado com faltas, levar lanche e ainda sobre a reunião de 14/02.
04/02- 9:00 às 12:00
- Contato via telefone com alunos já cadastrados, chamando para inscrição/matrícula.
- Inscrição de alunos pelos responsáveis,de acordo com faixa- etária e dia disponível.
- Esclarecimento para os responsáveis sobre o PIA e informações necessárias, como, ter cuidado com faltas, levar lanche e ainda sobre a reunião de 14/02.
05/02- 9:00 às 12:00
- Contato via telefone com alunos já cadastrados, chamando para inscrição/matrícula.
- Inscrição de alunos pelos responsáveis,de acordo com faixa- etária e dia disponível.
- Esclarecimento para os responsáveis sobre o PIA e informações necessárias, como, ter cuidado com faltas, levar lanche e ainda sobre a reunião de 14/02.
06/02-
- Planejamento com todos arte-educadores para primeira semana de aula.
- Através da experiência de cada arte-educador, fizemos trocas e então, um levantamento de possíveis brincadeiras, dinâmicas e atividades possíveis de serem realizadas nesse ínicio de aulas.
- Conversa com coordenador Aritana sobre continuação das inscrições, ficando decidido que ele mesmo continuará nessa função.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
PLANEJAMENTO 2009
A proposta de trabalhar com a idéia de descoberta orientada é a possibilidade de desenvolver uma interação entre essas duas diferentes linguagens: Artes Visuais e Dança no processo de alfabetização e sensibilização artística, tendo o corpo como instrumento/ferramenta para expressão.
O ponto de partida é estabelecer uma relação corporal, visual e espacial, de abordagem lúdica, a partir do uso de imagens/reproduções de obras de arte, focando na produção de artistas brasileiros, modernos e contemporâneos. A escolha será de forma adequada a turma e faixa etária. Essas obras serão usadas como estímulo visual para uma expressão plástica e corporal, envolvendo não só o corpo e o espaço como também objetos que os alunos irão relacionar com as obras. A idéia é que esses objetos possam ser apropriados do dia-a-dia, ou até mesmo produzidos pelos próprios alunos.
O objetivo da proposta é instigar no aluno um olhar investigador: a procura e descoberta de coisas novas a partir de uma relação sensorial (os sentido do corpo), ou seja, como a forma, a cor, o som, o cheiro podem se relacionar com seu próprio corpo estabelecendo relações com as obras e buscando sentido e significado com seu entorno, o espaço.
Pensar o corpo como potencialidade visual a partir de uma relação espacial é uma possibilidade de mostrar diferentes formas de conhecer e socializar-se, despertando o olhar crítico e criador. Isso possibilita não apenas estimular a percepção criativa, como também, a possibilidade de ampliar o repertório do aluno no universo das artes visuais e da dança, e como isso pode ser significativo no seu processo de aprendizagem e compreensão de mundo. Dessa forma a nossa estrutura de aula divide-se em três momentos: perceber, descobrir e criar.
Estrutura de Aula
Início
Preparação da aula: organização da atividade e materiais na sala.
1° Momento
Recepção: organização, acolhimento do grupo e dinâmica interativa (jogo, brincadeira, música etc.). Objetivo: Exercício de concentração, apresentação e reconhecimento do espaço para introdução do trabalho.
2° Momento
Apresentar imagens/ reproduções de obras de arte e objetos do dia-a-dia, propondo situação de interação em que eles possam relacionar esses objetos com as imagens e com o próprio corpo. Por exemplo: como eu posso usar isso no meu corpo? Que cheiro pode ter? É macio, é pesado? Qual a sensação do som, da cor? Como você mexeria seu corpo? Rápido, devagar? Você consegue fazer essa forma, essa pose com seu corpo?
Intervalo: 15 minutos
3° Momento
Criação a partir de materiais (previamente selecionados de acordo com a proposta) distribuídos e organizados no espaço, seguindo uma orientação pensada na relação entre as duas linguagens, resultando em um a produção visual, seja uma expressão corporal ou uma produção plástica, como desenho, pintura, objetos etc. (Essa parte ainda será melhor elaborada, pois depende da disponibilidade de espaço e material.).
Encerramento
-Relaxamento
-Conversa com as crianças sobre como foi à atividade: o que eles mais gostaram o que menos gostaram e, talvez, o que gostariam de fazer no próximo encontro.
-Atividade extra-aula: pedir para trazerem na próxima aula objetos ou imagens que se relacionem com a proposta.
Pós-aula
-Avaliação diária: conversa sobre os pontos positivos e negativos da atividade e o que foi assimilado pelo grupo.
-Organização da sala.
Observação: o tempo em cada atividade será pensado de acordo com cada faixa etária.
Desdobramentos: possibilidade de apresentação de um produto, realizado pelos alunos, mostrando os resultados obtidos no decorrer do semestre.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Relatório Janeiro/09
20 a 23 de janeiro de 2009
20/01/09 - Terça-feira
9h – 12h
Conversa sobre as experiências pedagógicas dos educadores em atuação em suas diferentes abordagens;
Observação das atividades realizadas pelos monitores do recreio nas férias, dando apoio nas atividades desenvolvidas.
21/01/09 – Quarta-feira
9h – 12h
Observação das atividades realizadas pelos monitores do recreio nas férias, dando apoio nas atividades desenvolvidas.
22/01/09 – Quinta-feira
9h – 12h
Balanço geral das primeiras impressões envolvendo o corpo de educadores e a coordenação do programa, pontuando os aspectos mais relevantes como organização do projeto, cronograma de atividades e divulgação para comunidade;
23/01/09 – Sexta-feira
9h - 13h
Reunião na EMIA com os idealizadores e coordenadores do projeto junto aos educadores. A pauta dessa reunião constou com a apresentação dos proponentes desse programa em cada CÉU e o desenvolvimento da implantação do programa, como também uma apresentação das novas diretrizes e cronograma de atividades para o próximo semestre, como planejamento de aula e propostas pedagógicas e matrícula dos alunos.
27 a 30 de janeiro de 2009
27/01/09 - Terça-feira
9h – 12h
Reunião entre arte-educadores e coordenador sobre Matrícula dos alunos, datas e divisão de faixas etárias por turmas.
28/01/09 – Quarta-feira
9h – 12h
Elaboração do planejamento de aula para o semestre com a educadora Bruna Rodella Soares;
Início dos contatos com aos alunos, previamente já inscritos, sobre data e horário da matrícula para início das aulas.
29/01/09 – Quinta-feira
9h – 12h
Continuação na elaboração do planejamento, com algumas alterações que a princípio não ira apresentar uma temática envolvendo todos os arte-educadores, optamos por iniciar o trabalho respeitando as afinidades de cada dupla deixando o tema surgir no decorrer da realização do trabalho;
Pensamos também em usar como ferramenta a proposta da exposição Linha do Tempo em parceria com o Instituto Tomie Ohtake;
Continuamos com os contatos com os alunos, previamente já inscritos, sobre data e horário da matrícula para início das aulas.
30/01/09 – Sexta-feira
9h – 12h
Reunião entre arte-educadores e coordenação;
Entrega dos relatórios e planejamentos;
Divisão das tarefas para a próxima semana onde acontecerão as matrículas;
Reunião para organização da semana de inscrição e definição de alguns pontos pendentes como horários de início das aulas, dia e horário da reunião de pais entre outros.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Relatório 16-19 de dezembro
9h-12h Aula:
- Alongamento.
- Criação de gestos cotidianos.
-Exploração dos mesmos em ambientes externos.
- Registro através de desenhos.
- Conversa sobre atividades desenvolvidas
17/12
9h-12h - Vivência proposta pela arte educadora Adriana:
-Criação de história através de interpretação de obras de arte impressas.
- A partir dos comandos: “Criar objeto, criar som, contar uma história e criar uma cena”, construir um produto artístico.
- Conversa sobre atividades.
18/12
09h-12h - Com os arte educadores presentes, construção de plano de ação sendo este:
- idéias para atuação em 2009: mapeamento da região para traçar perfil do público alvo, divulgação através de manifestações artísticas, contato com escolas, intervenções nas escolas.
19/12/
09h-12h - Reunião Arte-educadores.
- Conversa entre os arte-educadores e relato sobre a semana e fechamento das atividades em dezembro para início do próximo ano.