domingo, 31 de maio de 2009

26, 28 e 29 de Maio

26/05 (Terça-feira)
Turma 9 e 10 anos

- Começamos a aula realizando uma série de brincadeiras explorando o deslocamento do corpo no espaço da sala de aula.
- Na segunda parte da aula propomos que eles experimentassem deslocar-se em outro espaço, fora da sala de aula. Fomos para o parquinho dentro do próprio CEU e iniciamos uma atividade em que eles tinham que explorar de maneira diferente, a partir dos comandos que a eles eram dados, aquele lugar muito presente no cotidiano deles. Propomos uma interação a partir dos objetos que ali tinham: os próprios brinquedos do parque.
- Dando sequência ao trabalho de desenho de observação que estamos desenvolvendo, relacionado ao registro do corpo, nesse dia iniciamos um processo de observação e registro dos espaços e dos lugares que terá continuidade.

Impressões: os alunos gostaram da atividade, porém é uma proposta que requer mais tempo, por isso iremos continuar com os desenhos de observação no parque logo no início da aula.


28/05 (Quinta-feira)
turma 11 e 12 anos

Para interação, brincadeira do Jogo da verdade.
Continuando com a proposta de criação a partir de estímulos, foi apresentado uma poesia de Cecília Meirelles para que a interpretassem, cada um à sua maneira, reforçando a idéia de partirem do Significado dessa poesia para cada um.
Em seguida, em grupo foi proposto que escolhessem uma Imagem e a inserissem na criação.

Impressão: Num primeiro momento os alunos interpretaram a poesia ao pé da letra, com uso de gestos óbvios e esterotipados. Após uma leitura conjunta, pensando mais na interpretação e no que cada um imaginava, os movimentos criados foram mais expressivos. Quando uniram a imagem, o trabalho anterior foi perdido.
Diante dessas situações e da queixa por não estarem " Dançando" nem "atuando", conversamos sobre a proposta do PIÁ, reforçando que as criações sempre partirão deles.
Para próxima aula os alunos sugeriram levar imagens de jornais e revistas.



29/05 (Sexta-feira)

-Reunião com gestão e coordenação.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Relatório 19, 21 e 22 de Maio

19/05 (terça-feira)
turma 9 e 10 anos

- Proposta desenho de observação das poses trabalhadas na expressão corporal, continuação da aula anterior. Material: Guache, pincel e giz de cera.

Impressões: os alunos pareceram gostar muito da mistura dos materiais, de explorar a qualidade plástica que cada um cria no desenho.

21/05 (Quinta-feira)
turma 11 e 12 anos

- Trabalhamos a partir de reproduções de imagens de cartazes e de histórias.
_ A proposta era que a partir das as da leitura das imagens e do conto os alunos tomassem eles como referência, ou inspiração para criação de uma expressão que poderia ser a partir da linguagem visual, corporal e até teatral.
- Finalização: conversa sobre as diferentes possibilidades de partir para uma produção artística usando outras linguagens como: a música, o poema, uma fotografia, uma história, etc.

Impressões: As alunas gostaram muito. Elas apresentaram uma teatralização com improvisação de roteiro e criação de cenário a partir dos poucos materiais que tinhamos disponíveis.

22/05 (Sexta-feira)

-Reunião com a participação da coordenadora de núcleo Mayra.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

RELATÓRIO 12, 13, 14 E 15 De Maio

12/05 ( Terça-feira)
turma 9 e 10 anos

No Teatro do CEU, demos continuidade na atividade da aula passada.Após reconhecerem o novo espaço, observaram os desenhos feitos e com esses criaram individual e em grupo sequências de movimentos.
Se mostraram muito interessados em estar no teatro e se possível participarem de apresentações.

13/05 (Quarta-feira)

- Divulgação do PIA na EMEI
- Preparação para início da turma de 5/6 anos para a próxima semana.

14/05 (Quinta-feira)
turma 11 e 12 anos

No teatro do CEU:

- Primeiro momento: término da construção do objeto/símbolo pessoal iniciado na aula anterior.

- Segundo momento: criação de uma sequência coreográfica a partir do repertório já trabalhado em sala de aula e dos gestos e movimentos livres que cada aluno explorou.
- Eles tiveram um tempo para elaboração e apresentação de uma coreografia improvisada a partir da criatividade coletiva.

Impressões: essa aula foi muito boa. As alunas gostaram muito, pois tiveram abertura para trabalhar a criação a partir de seus próprios repertórios mesclando com os conhecimentos desenvolvidos em sala. Para finalizar a aula conversamos sobre o ponto de partida para construção de um trabalho, de onde pode surgir uma ideia e os meios para realizá-la, abordando desde o material e instrumentos utilizados até o próprio espaço de apresentação. Questionamos qual seria a possibilidade de interagir com esses elementos no processo de criação, essa questão terá continuidade na próxima aula.

15/05 (Sexta-feira)

- REUNIÃO EMIA

domingo, 17 de maio de 2009

RELATÓRIO 5, 6, 7, 8 de Maio

05/05 (Terça-feira)
Turma 9 e 10 anos

- Alongamento
- Aquecimento com brincadeiras ( siga o mestre em fila)
- Dinâmica em que os alunos exploraram o espaço da sala se movimentando e criando gestos e poses. Um aluno inicia criando formas e gestos de se movimentar pela sala e os demais alunos têm que seguí-lo na criação desses movimentos; em seguida um outro aluno pára e todos ficam congelados naquela pose até que outro aluno inicie um outro movimento andando pela sala.
- Para a segunda atividade preparamos a sala para que os alunos desenvolverem desenhos de observação utilizando guache e pincel sobre papel.
A dinâmica funcionou da seguinte maneira: enquanto uma aluna ficava posando no centro, os demais espalhados em roda pela sala registrou a pose com esses materiais, houve um rodízio para que ambos desenhassem e posassem.

Impressões: nessa turminha é possível perceber que eles gostam tanto de se expressar corporalmente quanto pelo desenho, porém as vezes parecem um pouco tímidos no sentido de recriar uma proposta. Eles pareceram ter gostado bastante, se divertiram.


06/05 (Quarta-feira)

-Assinar Nota de empenho na SME.

Obs.: (Estamos montando uma turma de 5/6 anos para esse dia e ainda não temos alunos)

07/05 (Quinta-feira)
Turma 11 e 12 anos

- Alongamento
- Aquecimento com a brincadeira gato e rato
-Dinâmica de se representar e representar o amigo com um gesto
- Visita a exposição das "Malas" que se encontra no CEU (trabalho realizado para comemoração dos 450 anos de São Paulo) e uma conversa sobre Identidade, hábitos e costumes.
Na segunda atividade os alunos iniciaram a criação de um objeto que assim como na exposição das"Malas" os representassem por meio de algum elemento da identidade deles, ou algo que fosse muito importante na vida deles. Disponibilizamos diferentes materiais como: eva, papel, plástico, sucatas, barbante, etc.

Obs.: essa atividade será finalizada no próximo encontro.


08/05 (Sexta-feira)

-Reunião.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

28,29,30

Terça- 28-04

Através do toque perceberam uns os rostos dos outros. Em seguida em duplas, observaram e registraram em forma de desenho.
No segundo momento foram convidados a assistir uma orquestra no teatro do CEU.

Quarta-29-04

aula dada pela arrte educadora Adriana:


-Junto com coordenador, levantamento de possíveis turmas para faixa etária de 6 anos.
- Conversa com pais dessa turma para possibilidade de serem transferidos para quinta-feira.

Quinta-30-04

Em cada momento da aula, uma pessoa era o líder, enquanto os outros a seguiam. Isso, em movimentações, em poses e também no desenho.
A pessoa que estava ao centro da sala resgistrava com guache e pincel a pose que o “ líder” fazia. Os outros seguiam a pose e percebiam o que era desenhado.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dias 22 e 23 de Abril

Quarta-aula em conjunto com a turma de Danilo e Felipe

Visitamos à exposição de malas, que está no espaço do CEU, orientando para que os alunos percebessem as histórias que cada mala trás; quem são seus personagens, e o que buscavam expressar.
Em sala conversamos sobre as impressões e relacionamos com as histórias de cada um.

Quinta

Proposta de interar a turma e identificar seus gostos, desejos e vontades.

Com orientações de palavras, distribuidas em papéis, cada um pensou duas coisas que gostam muito de fazer e as apresentou em forma de ação para o grupo. Em seguida fizeram o mesmo com o desenho, podendo usar tinta, giz de cera ou lápis de cor.

No final, conversamos com os alunos, tentando buscar suas impressões sobre o desenvolvimento
das aulas. No geral, percebemos que estão gostando e se interessando. No entanto, uma aluna parece estar desinteressada por não estar realizando uma " Técnica", no caso, de dança. Conversamos e explicamos novamente a proposta do PIA, enfocando que se trata de iniciação artística.

domingo, 26 de abril de 2009

19 de Abril ANIVERSÁRIO DO CEU

Preparamos com os alunos uma pequena mostra do que vem sendo desenvolvido nesses meses de trabalho do Programa de Iniciação Artística. O resultado foi uma exposição dos trabalhos desenvolvidos em aula e a apresentação de um cortejo convidando o público a particpar de uma ciranda: a ciranda da jangada, que foi ensaiada no decorrer das semanas. Nesse dia foi bastante significativa a participação da comunidade presente.