sexta-feira, 10 de julho de 2009

07 DE JULHO (terça-feira)

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR, FINALIZAÇÃO!

Turma: 9 e 10 anos

Essa semana concluímos a nossa maquete e esnaiamos a nossa coreografia para apresentação na festina de encerramento desse semestre. Os alunos na próxima semana irão apresentar seus trabalhos para oos colegas da outra turma desse mesmo período, no final iremos trocar salgados e docinhos para comemorar.

IMPRESSÕES: essa proposta foi muito rica, pois além de permitir a criança interagir com outros espaços além da sala estimulando outras percepções de espaços que elas frequentam todos os dias, permitiu também desenvolver um trabalho contínuo. Foram algumas semanas, desenhando, pensando, escolhendo materiais e pondo a mão na massa. Colocamos o resultado das escolhas, decisões ecriatividade dessa turminha, dá uma olhadinha!




























































































03/07

ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO

- Elaboração em aula de objetos gigantes e cartazes explicativos que farão parte de uma exposição itinerante, começando pelo próprio CEU e depois indo para escolas da região.

- Na última semana de aula ( de 13 a 16 de julho) faremos a semana “Traga mais um”, cada criança convidará um amigo para fazer uma aula aberta e participar da festa de encerramento, na qual serão apresentados os resultados dos processos.

- A primeira semana de agosto será a “Semana da Divulgação”, na qual através de um mapeamento da região faremos a divulgação do programa nas escolas usando como material de divulgação um vídeo das aulas realizadas que estamos elaborando.

- Na primeira segunda-feira de agosto faremos uma reunião de planejamento para organizarmos a ação. Nesta semana não haverá aula.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

23/06 e 30/06 terça-feira

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR (Cont.)

23/06 terça-feira
Turma 9-10 anos

- Nessa aula continuamos a desenvolver os movimentos que sugeriam as brincadeiras nos brinquedos do parque desenvolvendo uma sequência coreográfica, como se fosse uma brincadeira.
- A maquete terá continuidade na próxima aula.

30/06 terça-feira
Turma 9-10 anos

- Demos continuidade à construção da maquete, finalizando os brinquedos do parque que eles escolheram para representar.
- Em seguida continuamos a ensaiar a coreografia desenvolvida a partir de brincadeiras, simulando no espaço da sala os espaços e brinquedos do parque.

18/06 quinta-feira

IMPROVISANDO COM SONS, IMAGENS E PALAVRAS

Turma 11-12 anos

- Continuamos a trabalhar com a idéia de representação e improviso.
- A partir de palavras eles tinham que criar improvisando desde frases até gestos, poses e movimentos.
- Em seguida, também, apresentamos uma história narrada em áudio em que eram apresentamos diferentes sons do lugar insinuando situações, depois observamos uma fotografia que ilustrava a história.
- Com isso mostramos diferentes sons musicais e conversamos sobre o que cada um sugeria.
- Propomos que em grupo eles, a partir dos sons e palavras usados em sala, improvisassem uma forma de representação apresentando para os demais colegas.

09/06 e 16/06 terça-feira

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR (Cont.)

09/06
Turma 9-10 anos

- Com a chegada de alguns alunos novos, retomamos algumas dinâmicas de interação para a turma se aproximar e ficar à vontade com as propostas.- Conversamos sobre as aulas passadas relembrando o que tinha no parquinho e sobre os desenhos de observação já realizados nesse espaço.- Começamos a pensar em outras maneiras possíveis de representar esse espaço além do desenho e decidimos iniciar a construção de uma maquete do próprio parque, pensando no espaço, nas suas formas e cores para decidirmos os materiais que iríamos utilizar, como por exemplo, sucatas.- Em um segundo momento exploramos no parque diferentes maneiras de usar os brinquedos, de forma mais lenta, em posições diferentes das usuais.

Obs.: Questões que passaram a surgir com a entrada de novos alunos foram: como continuar na proposta e acolher o novo aluno?! Será necessário retomar algumas fases?! O ritmo e andamento da turma será outro?! Enfim... Como estamos em processo de divulgação, muitas questões ainda serão refletidas!

16/06
Turma 9-10 anos

- Dando continuidade à aula anterior, iniciamos a construção da maquete do parque, conversando sobre os possíveis materiais que poderíamos usar, como por exemplo, sucatas e diferentes materiais recicláveis. Começamos, também, a desenvolver movimentos que representassem a maneira como brincamos nos brinquedos do parque, a idéia é que esses movimentos possam virar uma coreografia.

Obs.: As alunas novas estão interagindo muito bem com o grupo.

04/06 quinta-feira

LER IMAGENS, IMPROVISANDO ARTE

Turma 11-12 anos

- Nesta aula trabalhamos com a idéia de improviso a partir de um tema : a cultura nordestina, que surgiu a partir de uma leitura de uma fotografia da artista Vânia Toledo.
-Apresentamos alguns elementos dessa cultura como as músicas, as cantigas, a literatura de cordel e o repente criando relações com suas próprias origens.
- Os alunos a partir dessas referências construíram de forma improvisada uma apresentação que resultou na criação de um repente sobre o nordeste.

" O nordeste é legal
o nordeste é bonito
o nordeste é o tal
e também o favorito

Minha avó e meu avô
Vieram lá da Bahia
Prá contagiar o povo
Com essa história tão bonita "

Alunos: Carolina, Lilian, Matheus e Priscila.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

02/06 terça-feira

EXPLORANDO OS ESPAÇOS: OBSERVAR, BRINCAR E CRIAR

Turma 9 -10 anos

- Iniciamos a aula com a brincadeira coelho sai da toca, explorando diferentes formas de deslocar-se pela sala.

- Em seguida a partir de uma roda os alunos tinham que se entrelaçar com o próprio corpo criando uma espécie de nó. Um dos alunos tinha que tentar desfazer esse nó até formar a roda novamente.

- Com essa mesma brincadeira começamos a explorar diferentes maneiras de se deslocar pela sala com o corpo entrelaçado.

- Dando continuidade à aula passada com os desenhos de observação explorando agora a observação dos lugares e das coisas que cada lugar tem. Fomos observar e desenhar em diferentes lugares do CEU, como a exposição das malas e o parquinho. O objetivo foi propor que os alunos compartilhassem os diferentes pontos de vista do mesmo lugar a partir de seus desenhos.

- No parquinho além do desenho a partir da escolha de um brinquedo para cada aluno exploramos, também, diferentes maneiras de deslocar e interagir com os brinquedos e objetos do parque.

IMPRESSÕES: Percebemos que estar em outro espaço é bastante atrativo para eles, porém torna-se mais difícil a concentração para a proposta. Temos notado também que apesar de serem uma turma de 9 e 10 anos são bastante infantis, se interessando bastante pelas brincadeiras.