quinta-feira, 12 de novembro de 2009

03, 04 e 05 de Novembro

Semana de Reunião PIÁ
(pais, alunos e professores)


Essa semana além de darmos continuidade nas atividades, aconteceu também a reunião de pais em cada turma.

Conversamos sobre as faltas, os atrasos, a importância do comprometimento dos alunos com as aulas e mostramos também o desenvolvimento dos trabalhos. Mostrando os processos de cada turma aproveitamos para já convidá-los para mostra desses trabalhos em dezembro.

Infelizmente compareceram poucos pais, mas foi significativa pois eles levantaram questões muito importantes, o que nos fez pensar sobre o que precisamos rever para o próximo ano, como o próprio público alvo para o qual direcionamos as atividades, a importância e o caráter da divulgação e definição de planejamentos junto às expectativas de pais, alunos e professores.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

27,28 e 29 de Outubro

Terça-feira 27/10
Turma 9-10 anos
Vieram alunos de uma Ong para conhecer o Programa. Diante disso fizemos uma pausa nos nossos trabalhos.
Brincamos para interagir na sala do PIÁ. Em seguida fomos ao teatro.
Brincamos de observar o que mudou no outro, criamos vários movimentos, dançamos de acordo com batidas do tambor e assistimos a coreografia que está sendo montada.
Mostramos para eles nosso boneco e explicamos como são nossas aulas. Eles disseram voltar semana que vêm!

Quarta-feira 28/10
Turma 5-6 anos

Os alunos chegaram eufóricos para continuar a casinha. Resolvemos criar uma casa só, para todos!
Mas antes começamos a pesquisar como seria essa casa, então cada aluno desenhou um cômodo/parte da casa para começarmos a montá-la.


Quinta- feira 29/10

Turma 11-12 anos
Foram os dois (e um visitante) alunos!
Relembramos as ações e iniciamos o trabalho de realizá-las em sequências coreográficas.
Fomos na biblioteca e começamos a aprender como editar vídeos. Nossa idéia é trabalhar a coreografia junto a linguagem do vídeo, então começamos a brincar um pouco com a sequência, tempo e montagem das imagens captadas em aula.

20,21 e 22 de Outubro

Terça- 20/10
turma 9-10 anos

De cola em cola e de papel em papel ...

Para concentrar, fizemos um exercício de passar um toque com um olhar, depois passar uma flecha imaginária. Ainda sem falar cada um inventava um movimento e os outros copiavam.
Conversamos que era importante termos dedicação, concentração e cooperação para nossos trabalhos acontecerem.
Continuamos a montar nosso boneco. E finalmente terminamos a estrutura. Falta agora pintar e dar detalhes.
Continuamos com a coreografia, que também está muito interessante!




































Quarta- 21/10
turma 5-6 anos

Imaginação e construção...

Envolvemos os pequenos com um barbante e o desafio era os 4 andarem juntos. Fizeram movimentos dentro do barbante só com as pernas, só com os braços, deitados... a proposta era que percebecem as possíveis formas que se formavam conforme o deslocamento de seus movimentos. Em seguida colocamos vários materiais no centro da sala, e em duplas tinham que escolher o necessário para montarem algo a partir das formas dos objetos dispostos e possível de entrar uma pessoa.
Todos escolheram construir uma casa casa.
Começamos a construir nossas casas!



















































Quinta- 22/10
turma 11-12 anos

Pesquisando ...

Só uma aluna foi, novamente. Assistimos ao vídeo da coreografia e pausando em alguns momentos ela desenhou 8 poses, sendo essas as principais ações de sua pesquisa. A idéia é criar um storyboard das ações, pensando na ordem, tempo e sequência, que será trabalhada posteriormente na montagem e edição de um vídeo/dança/performance ....

















sexta-feira, 23 de outubro de 2009

13,14 e 15 de Outubro

Terça- 13 /10
Continuamos a construir nosso boneco. Ele já está "tomando vida"!
Fizemos um exercício de espelho, um na frente do outro copia movimentos do outro, com a intenção de inserir na coreografia.

A aula não caminhou como esperávamos, pois os alunos estavam desconcentrados e "brigando muito" entre eles. Pensamos em semana que vêm conversar com elese propor alguma dinãmica de concentração.

Quarta-14 /10

Após termos descoberto cores e pintado nosso planeta, o desafio agora seria descobrir e inventar formas.
Com barbante fizemos desenhos no chão, e depois com um exercício de andar pela sala, encaixavam seus corpos nas formas e inventavam movimentos!
Depois fomos ao parque, observar as formas e criar um desenho.































































Quinta- 15 /10

Mais um dia chuvoso, só apareceu um aluno. Mostramos em vídeo o que fizemos na aula anterior e como ele estava tímido pedimos para estudar as ações corporais em casa e continuarmos semana que vêm!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

6,7, 8 de Outubro

6/10
Terça - feira
turma 9 e 10 anos!

Nesse dia, os alunos que estavam sumidos voltaram, o que nos deixou bem felizes!

Continuamos a construir nosso Boneco,agora ele já tem uma estrutura, até fica de pé! Os alunos adoram esse " novo amigo!,do tamanho deles!rs
Mostramos aos que tinham faltado, nossa coreografia e juntos a fizemos!
A proposta é que nas próximas aulas a coreografia e o boneco continuem acontecendo e que possamos ter as duas linguagens na nossa criação!


7/10
quarta - feira
turma 5 e 6 anos!

Mais uma viagem! Dessa vez, um mágico convidou esses alunos a o ajudarem em uma missão: Descobrir novas cores e pintar o planeta que estava vazio,sem cores.

Fizemos " experimentos científicos", misturando tinta. Adivinhamos cheiros e sabores ( com suco de pó), e até tivemos um lanche de misturas, com todos dividindo e experimentando!
Preenchemos todo o tecido branco e deixamos o planeta colorido!E depois, cada um a partir da sua cor,inventou formas,bichos e coisas com o corpo, para os outros adivinharem!

Todos adoraram a missão, e estão aguardando a próxima!


8/10
Quinta - feira
turma 11 e 12

Turma complicada essa de quinta de manhã! Quando estamos dando encaminhamento para o trabalho,só uma aluna aparece!
Continuando a aula passada, revemos as ações escolhidas pela Isabela e aos poucos a transformamos em uma pequena sequência coreográfica.
Em seguida com uma das poses dessas ações, com auxílio de um " refletor de luz", projetamos a sombra em um papel contact. Nas silhuetas, contornamos e recortamos o papel com a intenção de realizar alguma intervenção.
O local escolhido foi a parede de fora da sala. De longe conseguimos enxergar nossa " Intervenção"!
































































quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Divulgação!




Fizemos Nosso PIÁ no Parque Ecológico, além de convidar nossos alunos, divulgamos o Programa.Quem se interessava chegava na roda, tocava, cantava e dançava!

Divulgação!