segunda-feira, 30 de março de 2009

Semana de 31/03 a 03/04

Terça-feira
Turma 9 e 10 anos

- Continuação da aula anterior: desenvolver os movimentos com objetos do cotidiano, criando rítmo, seqüência.
- Término do trabalho plástico com papel alumínio dos gestos congelados.

Impressões: Trabalhar om objetos que fazem parte do nosso cotidiano para ter sido uma dscoberta para essa faixa etária, porém ainda falta adequarmos essa abordagem, é um grupo que parece ter muito interesse pela experimentação dos materiais plásticos, mas o lúdico ainda se faz bastante presente.


Quarta-feira
Turma 7 e 8 anos

-Nessa aula a proposta foi desenvolver movimentos explorando a gestualidade do corpo a partir de objetos do universo lúdico como por exemplo a bexiga.
- Foi explorado o peso do material, sua textura, cor, tamanho e espacialidade.

Impressões: Nessa aula foi possível perceber o quanto a prática para essa faixa etária está muito relacionada ao universo do lúdico, então começamos a pensar quais as possíilidades de nos apropriarmos desses objetos e brincadeiras tão recorrentes do universo deles como ferramenta e estímulo para o desenvolvimento de nossas propostas.


Quinta-feira
Turma 11 e 12 anos

- Continuação do exercício em grupo dos movimentos criando uma trama a partir dos espaços preenchidos pelo corpo.
- A partir desse exercício foi proposto ao grupo a criação de uma trama a partir do uso de retalhos, o que deu início a construção de uma rede, que terá continuidade nas próximas aulas.

Impressões: O grupo interage bem aos estímulos propostos, porém com falta materiais adequados para que possamos propor uma aula que eles percebam de forma mais clara a interação entre as linguagens. É uma faixa etária que já se interessa por resultados mais específicos.


Sexta-feira
Reunião

-Retomada da pauta da semana passada com a presença da coordenação.

Semana de 24 a 27 de Março

Aulas 24, 25 e 26

Terça- feira
Turma 9 e 10 anos

- Alongamento.
- Conversa sobre o que foi feito no último encontro.
- Retomamos o trabalho das poses congeladas e moldadas em papel alumínio.
- Apresentação por meio de imagens de obras de artistas que dialogam com as propostas que temos desenvolvido com essa turma: apropriação de objetos do cotidiano, e representação do corpo e expressão corporal
- Os artista foram: Edgar Degas, Alexander Calder, Vik Muniz e Jum Nakao e imagens de companhias de dança, envolvendo o clássico, popular e folclórico.
-Finalizamos com uma conversa em roda sobre a aula.

Impressões:
Os alunos interagiram bastante na continuação da montagem do trabalho, demonstrando maior concentração e atenção no que estavam fazendo. Gostaram muito de conhecer as obras dos artistas, principalente por relacionarem com o que estavam fazendo e perceberem as diferentes possibilidades que se tem para criar.


Quinta-feira
Turma 11 e 12 anos

-Relembrar aula anterior.
- Alongamento.
- Dinâmica de aquecimentos com os bastões, explorando a espacialidade da sala.
- Explorar as diferentes maneiras de interagir com o bastão, o corpo e o espaço, em seguida começar a interagir em dupla, em seguida em grupo.
- Começar a desenvolver esse exercício sem os bastões aprofundando os movimentos e os espaços criados pelos corpos interagindo por sobreposições, criando tramas, deslocar essa trama pelo espaço da sala.
- Em seguida foi proposto que se apropriassem dos materiais despostos, papel celofane, e construuissem também por sobreposições uma trama em que um aluno iniciaria e os demais, um de cada vez, dar continuidade na construção da trama, percebendo os espaços a serem completados.
- Finalizamos a aula apresentado o que foi feito para a turma dos demais arte educadores e também conhecemos os trabalhos que eles tinham desenvolvido.

Impressões:
Os alunos demonstraram bastante concentração no desenvolvimento das propostas. Foi possível aprofundar alguns conceitos como espacialidade, constução, composição, tempo, intensidade e rítimo. A troca de informações entre as turmas para finalizar a aula foi muito bom, pois permitiu que eles demonstrassem o que tinha sido apreendido e também conhecessem outras produções.
-

27/03
Sexta-feira


Reunião / Pauta:
- Lista de mareriais
- Armazenamento dos trabalhos
- Desistência de alunos
- Estratégias para divulgação
- Horários de aula
- Reservar uma sexta-feira do mês para as propostas pedagógicas
- Proposta para Aniversário do CEU

segunda-feira, 23 de março de 2009

Semana de 17 a 20 de Março

Aulas_ 17,18 e 19

Terça- turma 9 e 10 anos.

Proposta: Continuar trabalhando com situações cotidianas, agora com materiais de uso diário (sucatas).

-Dinâmica do nome- concentração.
-Alongamento.
- No chão de olhos vendados, através do tato, perceber as sucatas. Em seguida pedir para interagirem com os objetos, criando movimentos.
- Com os olhos abertos, reelaborar os movimentos.
- Conversa sobre a proposta.

Impressão:
A turma esteve bastante concentrada, provavelmente por estarem com os olhos vendados. Com facilidade iniciaram movimentos usando os objetos, e na maioria foram gestos feitos no dia a dia, como era a intenção.
Pela primeira vez, mostraram suas criações para os outros sem dificuldades e até sugeriram uns para os outros diferentes maneiras de realizar os movimentos.
Acreditamos, que usar materiais que conhecem ( latas, potes de iogurte, garrafas, etc), facilitou o entendimento da proposta, os deixando mais soltos para criar movimentos corporais.

Quarta- turma 7 e 8 anos.

Iniciamos com a turma dos arte- educadores Danilo e Felipe, trabalhando com a ciranda “ Minha Jangada”. Isso para que estivessem juntos e se concentrassem para a ida ao teatro.
Assistimos à peça “A Bela e a Fera” do grupo Mamolengos.
As crianças gostaram da peça e comentaram que gostariam de voltar mais vezes.

Quinta- turma 11 e 12 anos.

- Iniciamos a aula conversando sobre o que foi feio no último encontro.
- Alongamento.
- Dinâmica da aquecimento com bastões deslocando-se pela sala, interagir com o colega criando tramas e espaços com os bastões.
- Atividade de aquecimento para a proposta: Andar pela sala desenvolvendo gestos a partir de comandos que representassem cenas e ações do cotidiano.
-Proposta1: introduçaõ a idéia de ação. Cada aluno iria iniciar uma ação que reprsentasse uma situação de um lugar comum reconhecível, em seguido os demais alunos tinham que entrar nesse espaço/lugar e completar a cena com uma ação possível de ser realizada nesse ambiente.
- Em seguida foi dstribuído diferentes reproduções de obras de arte e em grupo eles criaram uma ação que fosse possível de acontecer dentro da cena da imagem que eles escolheram e em seguida apresentaram para os demais.
- Proposta 2: A partir das ações que eles criaram em grupo relacionadas as reproduções das obras selecionadas cada grupo teve que representar plásticamente o ambiente/lugar em que se passava a cena/ ação que eles representaram.
- Finalização da aula: conversa sobre o desenvolvimento da proposta.

Impressões: os alunos reeberam e interagiram muito bem com as dinamicas de movimento com os bastões, já na parte da representação corporal de uma ação ou cena eles ficaram um pouco travados. Pareceu necessário trabalhar um pouco mais a parte de expressão corporal como proposta de interação. Na elaboração/construção do espaço da cena representada, eles conseguiram interagir bem com os materiais plásticos dispostos com prórpio espaço da sala para criação, porém ainda falta trabalhar com os conceitos de espaço, organização e percepção dos elementos visuais.

20/03 Sexta-feira

- Reunião EMIA.

sábado, 14 de março de 2009

SEMANA de 10 à 13 de março

Manhã: 9h às 12h

10/03/09
Turma 9 - 10 anos

- Alongamento.
- Em roda relembrar aula anterior.
- Dinâmica de concentração em roda: cada aluno fala o nome do outro e ir em sua direção torcando de lugar.
- Aquecimento: Percorrer a sala fazendo e a partir de comandos congelar em poses representando situações do cotidiano.
- Intervalo.
- No chão desenvolver as poses imaginando a situação em outros espaços que não fossem comum de fazer tal ação.
- Em grupo escolher duas poses que mais gostaram, e enquanto dois realizava a pose o restante do grupo, modelava a pose no corpo do colega utilizando papel alumínio dando forma a imagem congelada da pose criada.
- Em seguida o papel modelado foi anexado na parede para dar continuidade na próxima aula.
- Para finalizar: conversa em grupo sobre o desenvolvimento da aula.


11-03-09
Turma 7 - 8 anos

- Alongamento.
- Dinâmica: brincadeira o rabo da serpente.
- Conversa em roda sobre a aula anterior.
- Continiuação dos trabalhos da última aula onde realizaram a impressão dos desenhos criados com barbante em que fizeram o contorno do corpo em poses.
- Conversa sobre as possibilidades de gravar e registrar e reproduzir um movimento, cena, pose, ou imagem.
- Intervalo.
- Exercício de preparação: percorrer o espaço da sala fazendo diferentes movimentos.
- Em seguida em dupla, enquanto um criava movimentos o outro tinha que copiá-lo como se estivesse diante do espelho.
- Depois ainda em dupla cada um escolheu três movimentos e em roda todos tiveram que fazer os movimentos escolhidos.
- Para a próxima aula foi pedido para que cada um grave seu moviemnto para continuarmos desenvolvendo na próxima semana, até montarmos uma sequência.


12-03-09
Turma 11 - 12 anos

- Alongamento.
- Dinâmica: siga o mestre em fila percorrendo a sala, em que a pessoa tem que repetir exatamente os movimentos de quem está na sua frente.
- Em roda relembrar o que fizeram na aula anterior.
- A partir da aula anterior dar continuidade imprimindo a trama que foi contruída com barbante a partir do deslocamento do grupo pela sala.
- Em grupo organizamos a sala para prepapar a impressão no papel Kraft, usandando pincéis, rolinhos e tinta guache. Impressão da trama
- Conversa sobre diferentes formas de registrar, gravar e imprimir.
- Intervalo.
- Organização da sala.
- Exercício de aquecimento para continuação da proposta: Criar uma trama com o corpo em que cada aluno preencheria os espaços vazios que o outro deixava ao realizar um movimento congelado.
- Ponto de partida para a próxima aula, continuar esse exercícios propondo a criação de um rítmo sequencial.
- Para finalizar: conversa como foi o desenvolvimento da aula.

13-03-09
REUNIÃO

- Educadores e coordenação.
- Preparar estratégia de ação para divulgação nas escolas do programa, atividade e vivência, atingindo as faixas etária com menor público.
- Aniversário do CEU, definir grupos que gostariam de realizar alguma apresentação.
- Relação de materiais emergências para compra entre os educadores.
- Próxima reunião será na EMIA (20-03-09).

segunda-feira, 9 de março de 2009

semana 03 à 06 de Março

Aula - 03-03-09 – turma 9 e 10 anos.

- Início- Fala o nome do outro( vai pro lugar do outro)
- Ninguém com Ninguém ( dinâmica, com comandos fazem duplas, trios, ou só)
- Alongamento
-Pensar em contornos imaginários no chão, visualizando um desenho.
- Deitados e sentados, com diferentes partes do corpo sendo o “ lápis”.
-Mostra de todos.
-Em grupo, dois fazem movimentos e congelam numa pose, os outros contornam o corpo com barbante, deixando a forma no chão.
- Com guache, pintar as formas feitas e em seguida com kraft pegar a impressão, como gravura.
- Conversa.

Aula 04-03-09 – turma 7 e 8 anos.

- Alongamento
- July baby( brincadeira interativa)
-Ninguém com ninguém
- Desenho imaginário com as partes do corpo, no “teto”, na frente e no chão.
- Em duplas, fazer os movimentos pensando em traçar caminhos na sala.
-Em grupo, dois fazem movimentos e congelam numa pose, os outros contornam o corpo com barbante, deixando a forma no chão.

Aula - 05-03-09- turma 11 e 12 anos.

-Dinâmica de interação, falar o nome do outro e ir pro lugar.
- Alongamento.
- Sensibilização com vendas nos olhos, pensando na consciência corporal e início de criação de movimentos.
- Ainda com olhos vendados, andar pelo espaço e perceber as pessoas pelo toque.
- Escolher um movimento e tirar as vendas.
- Dois grupos: um grupo faz os movimentos criados e congela em poses, o outro liga as pessoas por um fio de barbante, até que seja formado uma trama.
- Todos saem da trama de barbante e na parede observam o que foi criado.
- Conversa.

06-03-09
REUNIÃO

-Educadores e coordenação
-Esclarecimentos sobre atrasos e faltas
-Conversa com a gestão sobre organização espacial e sonora no equpamento
-Planejamento semanal das aulas entre as duplas