domingo, 20 de dezembro de 2009

24, 25, 26 de Novembro

24/11 Terça-feira
Turma 9-10 anos

Finalizamos o boneco! Ele ficou bem engraçado e as crianças também gostaram do resultado! Nesse dia os alunos estavam bem organizados, depois de tantas aulas trabalhando em grupo o resultado foi produtivo. Agora nas duas próximas aulas vamos desenvolver nosso figurino, que será parecido com o do boneco que também vai estar na nossa coreografia. Dentro do figurino também iremos testar a maquiagem, pedimos para os alunos trazerem idéias para a próxima aula.



 





































25/11 Quarta-feira
Turma 5-6 anos

Começamos a desenhar partes de histórias infantis que tinham a casa como elemento importante na história dos personagens, como por exemplo, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos, etc.

Escolhemos a dos três porquinhos e cada um tinha que criar uma parte da história, a partir do desenho, pensando no começo, meio e fim. Na segunda parte da aula fomos ao teatro e começamos a pensar no que poderíamos apresentar naquele lugar, como por exemplo, uma história, uma música, uma dança, etc.

Eles ficaram encantados com o lugar, pois nunca tinham subido no palco, então apresentamos também os bastidores, a parte de iluminação, projeção do cinema, atrás das cortinas parecia até um universo mágico para eles!!!



26/11 Quinta-feira

Junto aos arte educadores Júlia e Ivo finalizamos o vídeo para apresentação na SMC. Ufa! Deu trabalho, mas gostamos do resultado de ver todo nosso processo de trabalho com as turmas.Valeu apena!

sábado, 19 de dezembro de 2009

17, 18, 19 de Novembro

17/11 Terça-feira
Turma 9-10 anos

Iniciamos a aula nesse dia no teatro para fazermos as marcações e organizar no palco as sequências. Nesse dia também trabalhamos junto com a turma de 7/8 anos do educador Felipe, talvez eles entrem numa parte da coreografia. Em seguida finalizamos a parte da construção da roupa do boneco, que também fará parte da coreografia.


18/11 Quarta-feira
Turma 5-6 anos

Finalizamos a casa pintando as partes dos cômodos e acrescentamos os móveis construídos de argila na aula passada. Na segunda parte da aula trabalhamos com exercícios de relaxamento usando objetos lúdicos como bexiga e linhas coloridas. Os alunos se exploraram várias maneiras de usar o corpo para movimentar a bexiga. Com o barbante construíram várias tramas a partir também da movimentação do corpo.

















































19/11 Quinta-feira

Separamos material da turma de 9/10 anos para produção do vídeo e conversamos sobre as questões relacionadas ao processo que estamos desenvolvendo em aula que gostaríamos de apresentar na edição.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

10, 11, 12 de Novembro

10/11 Terça-feira
Turma 9-10 anos

Começamos a finalizar a roupa do boneco. Foi necessário definir as cores da camiseta e o material que usaríamos para confeccionar a bermuda, os detalhes do rosto e do cabelo confeccionamos com barbante. Ensaiamos a coreografia marcando os elementos novos sugeridos pelos novos participantes: Vitor e Leonardo que entraram nessa turma.



11/11 Quarta-feira
Turma 5-6 anos

Estamos construindo uma casa de papelão. A idéia quando iniciamos era que a casa fosse bem grande para que pudéssemos entrar, porém, como os materiais disponíveis não eram apropriados, decidimos construir uma casa menor. Nesse dia começamos também a trabalhar com argila para confeccionar os móveis de dentro da nossa casinha.


12/11 Quinta-feira
Turma 11-12 anos

Essa turma que há algum tempo vinha caminhando apenas com três alunos, infelizmente acabou se dissolvendo nessa semana. Os alunos assumiram outros compromissos de final de ano e não poderão participar da Mostra com o trabalho que vínhamos desenvolvendo. Resolvemos então organizar nas próximas quintas-feiras os preparativos para a mostra com as outras turmas e a separação de material para produção do nosso vídeo que será apresentado na SMC.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

03, 04 e 05 de Novembro

Semana de Reunião PIÁ
(pais, alunos e professores)


Essa semana além de darmos continuidade nas atividades, aconteceu também a reunião de pais em cada turma.

Conversamos sobre as faltas, os atrasos, a importância do comprometimento dos alunos com as aulas e mostramos também o desenvolvimento dos trabalhos. Mostrando os processos de cada turma aproveitamos para já convidá-los para mostra desses trabalhos em dezembro.

Infelizmente compareceram poucos pais, mas foi significativa pois eles levantaram questões muito importantes, o que nos fez pensar sobre o que precisamos rever para o próximo ano, como o próprio público alvo para o qual direcionamos as atividades, a importância e o caráter da divulgação e definição de planejamentos junto às expectativas de pais, alunos e professores.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

27,28 e 29 de Outubro

Terça-feira 27/10
Turma 9-10 anos
Vieram alunos de uma Ong para conhecer o Programa. Diante disso fizemos uma pausa nos nossos trabalhos.
Brincamos para interagir na sala do PIÁ. Em seguida fomos ao teatro.
Brincamos de observar o que mudou no outro, criamos vários movimentos, dançamos de acordo com batidas do tambor e assistimos a coreografia que está sendo montada.
Mostramos para eles nosso boneco e explicamos como são nossas aulas. Eles disseram voltar semana que vêm!

Quarta-feira 28/10
Turma 5-6 anos

Os alunos chegaram eufóricos para continuar a casinha. Resolvemos criar uma casa só, para todos!
Mas antes começamos a pesquisar como seria essa casa, então cada aluno desenhou um cômodo/parte da casa para começarmos a montá-la.


Quinta- feira 29/10

Turma 11-12 anos
Foram os dois (e um visitante) alunos!
Relembramos as ações e iniciamos o trabalho de realizá-las em sequências coreográficas.
Fomos na biblioteca e começamos a aprender como editar vídeos. Nossa idéia é trabalhar a coreografia junto a linguagem do vídeo, então começamos a brincar um pouco com a sequência, tempo e montagem das imagens captadas em aula.

20,21 e 22 de Outubro

Terça- 20/10
turma 9-10 anos

De cola em cola e de papel em papel ...

Para concentrar, fizemos um exercício de passar um toque com um olhar, depois passar uma flecha imaginária. Ainda sem falar cada um inventava um movimento e os outros copiavam.
Conversamos que era importante termos dedicação, concentração e cooperação para nossos trabalhos acontecerem.
Continuamos a montar nosso boneco. E finalmente terminamos a estrutura. Falta agora pintar e dar detalhes.
Continuamos com a coreografia, que também está muito interessante!




































Quarta- 21/10
turma 5-6 anos

Imaginação e construção...

Envolvemos os pequenos com um barbante e o desafio era os 4 andarem juntos. Fizeram movimentos dentro do barbante só com as pernas, só com os braços, deitados... a proposta era que percebecem as possíveis formas que se formavam conforme o deslocamento de seus movimentos. Em seguida colocamos vários materiais no centro da sala, e em duplas tinham que escolher o necessário para montarem algo a partir das formas dos objetos dispostos e possível de entrar uma pessoa.
Todos escolheram construir uma casa casa.
Começamos a construir nossas casas!



















































Quinta- 22/10
turma 11-12 anos

Pesquisando ...

Só uma aluna foi, novamente. Assistimos ao vídeo da coreografia e pausando em alguns momentos ela desenhou 8 poses, sendo essas as principais ações de sua pesquisa. A idéia é criar um storyboard das ações, pensando na ordem, tempo e sequência, que será trabalhada posteriormente na montagem e edição de um vídeo/dança/performance ....

















sexta-feira, 23 de outubro de 2009

13,14 e 15 de Outubro

Terça- 13 /10
Continuamos a construir nosso boneco. Ele já está "tomando vida"!
Fizemos um exercício de espelho, um na frente do outro copia movimentos do outro, com a intenção de inserir na coreografia.

A aula não caminhou como esperávamos, pois os alunos estavam desconcentrados e "brigando muito" entre eles. Pensamos em semana que vêm conversar com elese propor alguma dinãmica de concentração.

Quarta-14 /10

Após termos descoberto cores e pintado nosso planeta, o desafio agora seria descobrir e inventar formas.
Com barbante fizemos desenhos no chão, e depois com um exercício de andar pela sala, encaixavam seus corpos nas formas e inventavam movimentos!
Depois fomos ao parque, observar as formas e criar um desenho.































































Quinta- 15 /10

Mais um dia chuvoso, só apareceu um aluno. Mostramos em vídeo o que fizemos na aula anterior e como ele estava tímido pedimos para estudar as ações corporais em casa e continuarmos semana que vêm!