segunda-feira, 4 de maio de 2009

28,29,30

Terça- 28-04

Através do toque perceberam uns os rostos dos outros. Em seguida em duplas, observaram e registraram em forma de desenho.
No segundo momento foram convidados a assistir uma orquestra no teatro do CEU.

Quarta-29-04

aula dada pela arrte educadora Adriana:


-Junto com coordenador, levantamento de possíveis turmas para faixa etária de 6 anos.
- Conversa com pais dessa turma para possibilidade de serem transferidos para quinta-feira.

Quinta-30-04

Em cada momento da aula, uma pessoa era o líder, enquanto os outros a seguiam. Isso, em movimentações, em poses e também no desenho.
A pessoa que estava ao centro da sala resgistrava com guache e pincel a pose que o “ líder” fazia. Os outros seguiam a pose e percebiam o que era desenhado.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dias 22 e 23 de Abril

Quarta-aula em conjunto com a turma de Danilo e Felipe

Visitamos à exposição de malas, que está no espaço do CEU, orientando para que os alunos percebessem as histórias que cada mala trás; quem são seus personagens, e o que buscavam expressar.
Em sala conversamos sobre as impressões e relacionamos com as histórias de cada um.

Quinta

Proposta de interar a turma e identificar seus gostos, desejos e vontades.

Com orientações de palavras, distribuidas em papéis, cada um pensou duas coisas que gostam muito de fazer e as apresentou em forma de ação para o grupo. Em seguida fizeram o mesmo com o desenho, podendo usar tinta, giz de cera ou lápis de cor.

No final, conversamos com os alunos, tentando buscar suas impressões sobre o desenvolvimento
das aulas. No geral, percebemos que estão gostando e se interessando. No entanto, uma aluna parece estar desinteressada por não estar realizando uma " Técnica", no caso, de dança. Conversamos e explicamos novamente a proposta do PIA, enfocando que se trata de iniciação artística.

domingo, 26 de abril de 2009

19 de Abril ANIVERSÁRIO DO CEU

Preparamos com os alunos uma pequena mostra do que vem sendo desenvolvido nesses meses de trabalho do Programa de Iniciação Artística. O resultado foi uma exposição dos trabalhos desenvolvidos em aula e a apresentação de um cortejo convidando o público a particpar de uma ciranda: a ciranda da jangada, que foi ensaiada no decorrer das semanas. Nesse dia foi bastante significativa a participação da comunidade presente.




















































































































sábado, 25 de abril de 2009

Semana de 14 a 17 de Abril

Essa semana foi de preparação da mostra dos trabalhos que apresentariamos no dia 19 de abril (domingo) aniversário do CEU. Trabalhamos com as turmas na montagem dos trabalhos desenvolvidos em aula para a exposição e no ensaio do cortejo, que teria como desfecho o convite e apresentação do PIA para a comunidade. Foi ensaiado o roteiro de percurso do cortejo e as músicas da ciranda.















Finalização dos trabalhos para exposição.








































Finalização da rede que decidimos usar no cortejo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aulas de 7, 8 e 9 de Abril

Terça- 07-04

-Continução da proposta de trabalhar com diversos materiais, explorando textura,peso, volume, cor e forma.
A proposta aconteceu no espaço do Teatro do CEU, para que além de conhecer um espaço diferente, pudessem estar mais concentrados.
Para ter uma ligação com a ciranda " suíte dos pescadores", que está sendo trabalhada para o aniversário do CEU; a aula foi realizada em círculo, com os materiais no centro da roda. Pedimos para que olhassem para o material escolhido e interagissem com este, como se fosse algo precioso, de valor, sempre retornando ao centro.
Após exploração individual e em duplas com contato e movimentos a partir dos materiais, pedimos para iniciarem a construção de um " Auto-retrato", através de colagem desses mesmos.
No final, retomamos a ciranda, junto com a turma de Felipe e Danilo.

Impressão: O espaço do teatro propiciou bastante concentração para a atividade. A idéia de criar um auto retrato foi muito estimulante para os alunos, que inclusive manifestaram o interesse de dar continuidade na próxima aula.

quarta- 08-04

Aula dada pela arte Educadora Adriana:

Nesse dia a arte -educadora Bruna, junto do arte-educador Danilo, realizaram uma atividade na escola SESI, para alunos de 11 e 12 anos, da 5 série.
A proposta foi pensada pela equipe, junto com coordenador, como forma de divulgação do PIA.

Realizamos uma atividade de interação da turma, propondo que falassem o nome junto com um gesto que o caracterizasse; em seguida distribuimos algumas imagens de obras de arte para que observassem e discutissem. Em roda, a partir das imagens de cada um, criamos uma história coletiva.
Impressão: O alunos gostaram bastante da atividade e fizeram bastante perguntas sobre o PIA. Metade da turma pediu as fichas de inscrição, manifestando que irão se matricular.

quinta- 09-04

Continuamos o trabalho da trama, acrescentando retalhos e reforçanco a idéia de preencher espaços.
Em seguida sugerimos que usassem a trama como obstáculo, pedindo que experimentassem as partes do corpo nos espaços dos retalhos.Após esse momento, em grupo, pensamos maneiras de se movimentar na trama e de movimentar a própria trama, como o objeto imaginado: uma rede de pescador.
Seguimos com a turma de Júlia e Ivo, usando a " rede" na ciranda " Suíte dos pescadores".

Impressão: Percebemos que as alunas estavam um pouco desconcentradas, desinteressadas em realizar a atividade proposta. Levantamos algumas questões possíveis: o fato de um aluno apresentar uma Deficiência cognitiva e isso incomodá-las ou mesmo o fato de não estarem realizando uma linguagem específica, como possivelmente imaginaram.
Após o aniversário do CEU, repensaremos as propostas de aula.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Semana de 31/03 a 03/04

Terça-feira
Turma 9 e 10 anos

- Continuação da aula anterior: desenvolver os movimentos com objetos do cotidiano, criando rítmo, seqüência.
- Término do trabalho plástico com papel alumínio dos gestos congelados.

Impressões: Trabalhar om objetos que fazem parte do nosso cotidiano para ter sido uma dscoberta para essa faixa etária, porém ainda falta adequarmos essa abordagem, é um grupo que parece ter muito interesse pela experimentação dos materiais plásticos, mas o lúdico ainda se faz bastante presente.


Quarta-feira
Turma 7 e 8 anos

-Nessa aula a proposta foi desenvolver movimentos explorando a gestualidade do corpo a partir de objetos do universo lúdico como por exemplo a bexiga.
- Foi explorado o peso do material, sua textura, cor, tamanho e espacialidade.

Impressões: Nessa aula foi possível perceber o quanto a prática para essa faixa etária está muito relacionada ao universo do lúdico, então começamos a pensar quais as possíilidades de nos apropriarmos desses objetos e brincadeiras tão recorrentes do universo deles como ferramenta e estímulo para o desenvolvimento de nossas propostas.


Quinta-feira
Turma 11 e 12 anos

- Continuação do exercício em grupo dos movimentos criando uma trama a partir dos espaços preenchidos pelo corpo.
- A partir desse exercício foi proposto ao grupo a criação de uma trama a partir do uso de retalhos, o que deu início a construção de uma rede, que terá continuidade nas próximas aulas.

Impressões: O grupo interage bem aos estímulos propostos, porém com falta materiais adequados para que possamos propor uma aula que eles percebam de forma mais clara a interação entre as linguagens. É uma faixa etária que já se interessa por resultados mais específicos.


Sexta-feira
Reunião

-Retomada da pauta da semana passada com a presença da coordenação.

Semana de 24 a 27 de Março

Aulas 24, 25 e 26

Terça- feira
Turma 9 e 10 anos

- Alongamento.
- Conversa sobre o que foi feito no último encontro.
- Retomamos o trabalho das poses congeladas e moldadas em papel alumínio.
- Apresentação por meio de imagens de obras de artistas que dialogam com as propostas que temos desenvolvido com essa turma: apropriação de objetos do cotidiano, e representação do corpo e expressão corporal
- Os artista foram: Edgar Degas, Alexander Calder, Vik Muniz e Jum Nakao e imagens de companhias de dança, envolvendo o clássico, popular e folclórico.
-Finalizamos com uma conversa em roda sobre a aula.

Impressões:
Os alunos interagiram bastante na continuação da montagem do trabalho, demonstrando maior concentração e atenção no que estavam fazendo. Gostaram muito de conhecer as obras dos artistas, principalente por relacionarem com o que estavam fazendo e perceberem as diferentes possibilidades que se tem para criar.


Quinta-feira
Turma 11 e 12 anos

-Relembrar aula anterior.
- Alongamento.
- Dinâmica de aquecimentos com os bastões, explorando a espacialidade da sala.
- Explorar as diferentes maneiras de interagir com o bastão, o corpo e o espaço, em seguida começar a interagir em dupla, em seguida em grupo.
- Começar a desenvolver esse exercício sem os bastões aprofundando os movimentos e os espaços criados pelos corpos interagindo por sobreposições, criando tramas, deslocar essa trama pelo espaço da sala.
- Em seguida foi proposto que se apropriassem dos materiais despostos, papel celofane, e construuissem também por sobreposições uma trama em que um aluno iniciaria e os demais, um de cada vez, dar continuidade na construção da trama, percebendo os espaços a serem completados.
- Finalizamos a aula apresentado o que foi feito para a turma dos demais arte educadores e também conhecemos os trabalhos que eles tinham desenvolvido.

Impressões:
Os alunos demonstraram bastante concentração no desenvolvimento das propostas. Foi possível aprofundar alguns conceitos como espacialidade, constução, composição, tempo, intensidade e rítimo. A troca de informações entre as turmas para finalizar a aula foi muito bom, pois permitiu que eles demonstrassem o que tinha sido apreendido e também conhecessem outras produções.
-

27/03
Sexta-feira


Reunião / Pauta:
- Lista de mareriais
- Armazenamento dos trabalhos
- Desistência de alunos
- Estratégias para divulgação
- Horários de aula
- Reservar uma sexta-feira do mês para as propostas pedagógicas
- Proposta para Aniversário do CEU